Receba nossas novidades

Infertilidade masculina: por que é fundamental que homens busquem ajuda de um especialista

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Atualmente, estima-se que a infertilidade masculina é responsável por 30% dos casos em que casais em idade reprodutiva não conseguem desenvolver uma gravidez. Por esse motivo, a avaliação médica e o tratamento das causas também entre os homens é fundamental. 

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80 milhões de pessoas no mundo apresentam problemas com fertilidade, fator que confirma a necessidade de tratar essa condição como qualquer outra doença. Assim, desenvolvemos o post de hoje para você entender um pouco mais sobre a infertilidade masculina e a importância de buscar ajuda de um especialista. Acompanhe!

    Quais são os sinais de infertilidade masculina?

    A infertilidade masculina pode ser causada por diferentes fatores. Contudo, na maior parte dos casos essa condição é assintomática. Dessa forma, realizar exames periódicos e acompanhamento médico é essencial. Confira alguns dos sinais que a infertilidade masculina pode apresentar em alguns casos:

    • dificuldades para ejaculação;
    • desejo sexual reduzido;
    • disfunção erétil;
    • dor, inchaço ou nódulo na região do testículo;
    • crescimento anormal das mamas;
    • diminuição dos pelos faciais ou corporais.

    Quais as causas de infertilidade masculina?

    Existem muitas causas possíveis para essa condição. Pode acontecer, por exemplo, de os testículos não descerem corretamente da cavidade abdominal para a região escrotal. Além disso, outras possíveis causas da infertilidade masculina são inflamações nos testículos, torção testicular, quimioterapia, radioterapia, pós-operatório de cirurgia inguinal, varicocele, problemas sexuais e algumas ISTs. A seguir, conheça as principais causas da infertilidade masculina.

    Diminuição do número de espermatozoides ou ausência da sua produção 

    Um homem saudável produz, em média, cerca de 40 milhões de espermatozoides no ejaculado. Se o número de produção está abaixo do normal, então pode ser que esse seja o motivo para a falta de sucesso na gravidez. Além da diminuição, também pode acontecer do homem não produzir espermatozoides ou produzir com qualidade reduzida.

    A maioria dos problemas de produção de espermatozoides vêm de alterações na temperatura dos testículos, causadas por doenças como a Varicocele, e por outras doenças que causam alterações hormonais. Se o problema for genético, técnicas de reprodução assistida (como a Fertilização In Vitro, por exemplo) são recomendadas para que o casal consiga gerar filhos.

    Pouca mobilidade dos espermatozoides

    Além do número de espermatozoides produzidos, também devemos investigar a sua mobilidade, ou seja: os espermatozoides estão saudáveis e conseguem se movimentar normalmente para chegar até o óvulo? A mobilidade pode ser afetada por doenças infecciosas, por tumores ou outras causas. Dependendo dos motivos, alguns problemas podem ser resolvidos.

    Espermatozoides anormais

    Além da produção e mobilidade, outras características como a morfologia dos espermatozoides (ou seja, sua forma) também devem ser consideradas. Espermatozoides normais possuem a cabeça oval e a cauda longa. Se o espermatozoide possuir alterações em sua forma (como ter a cabeça grande demais ou ter uma cauda curta), ele não terá a mesma capacidade de fecundar um óvulo.

    Vasectomia

    A vasectomia é um procedimento reversível que impede que espermatozoides sejam liberados durante a ejaculação. Um homem que já fez a vasectomia há mais de 10, 15 anos, sua fertilidade poderá se alterar mesmo com a reversão do procedimento. 

    Após esse período, pode ser que o homem desenvolva uma fibrose que impede a passagem dos espermatozoides. Quanto mais tempo um homem esperar para reverter a vasectomia, menores serão as chances de uma gravidez ocorrer naturalmente.

    Dificuldade na relação sexual

    Outras causas para a infertilidade masculina incluem dificuldade na relação sexual, como a impotência ou a ejaculação precoce. Nesses casos, medicamentos que estimulam a ereção e sua duração podem ajudar a resolver o problema, já que os remédios ajudarão o homem a ter uma relação sexual normalmente, aumentando as chances de gravidez.

    Infecções sexualmente transmissíveis

    As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também são grandes responsáveis pela infertilidade masculina. Doenças como a clamídia, gonorreia ou tricomoníase (dentre outras) podem causar infecções diversas no canal responsável pela ejaculação, gerando problemas na produção e liberação dos espermatozoides.

    Quais os tratamentos para a infertilidade masculina?

    Existem várias possibilidades de tratamento, dependendo da causa da infertilidade. Algumas patologias, podem ser tratadas com ajustes hormonais. Em outros casos, o tratamento indicado é cirúrgico ou pela indicação de FIV.

    Algumas atitudes do cotidiano também podem interferir na vida dos espermatozoides, como o consumo excessivo de álcool, o uso de anabolizantes e o aumento de temperatura escrotal devido ao uso de saunas, jacuzzi ou trabalhos exercidos próximos a fortes fontes de calor. Se você pratica algumas dessas atividades, tente evitá-las sempre que for possível.

    Por que homens têm dificuldade em buscar ajuda médica?

    Na maioria das vezes em que um casal está com problemas para engravidar, em um primeiro momento as atenções e culpas podem se voltar para a mulher. As mulheres buscam orientação médica em taxas muito maiores que os homens e, além disso, existe um certo tabu sobre a infertilidade masculina, o que impede alguns homens de procurarem ajuda.

    O mito que afirma que as mulheres podem ter mais problemas de fertilidade que os homens também dificulta a identificação da infertilidade masculina. Com riscos iguais, homens e as mulheres apresentam as mesmas taxas de infertilidade.

    Por que é fundamental a consulta com um especialista?

    A presença de infertilidade masculina é frequentemente definida pela existência de alterações nos parâmetros seminais. No entanto, o valor do achado de parâmetros seminais normais como diagnóstico de fertilidade masculina está muito longe de ser considerado aceitável. 

    Assim, a necessidade de testes diagnósticos com boa sensibilidade e a avaliação de um especialista em reprodução assistida são fundamentais para identificar as causas da infertilidade, além de desenvolver o tratamento adequado para cada situação

    Considerando que a fertilidade masculina apresenta as mesmas taxas da infertilidade feminina, homens também devem buscar atendimento médico especializado quando não for possível obter uma gravidez após 12 meses de tentativas sem métodos contraceptivos. 

    Quer saber mais sobre este assunto? Então, confira o que fazer após um diagnóstico de infertilidade!

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida