Receba nossas novidades

Guia completo de suplementação para tentantes

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Guia completo de suplementação para tentantes: vitaminas e nutrientes essenciais para a fertilidade

     

    Cuidar da saúde é vital ao tentar engravidar, e isso inclui receber os nutrientes suficientes que o corpo precisa. Embora a fertilidade seja afetada por muitos fatores, a nutrição adequada pode aumentar as chances de obter uma gravidez de sucesso. 

    Alguns estudos mostram que certos nutrientes podem afetar a implantação, a qualidade do óvulo e a ovulação, fatores esses que desempenham um papel fundamental na fertilidade. Assim, a suplementação para tentantes pode prevenir deficiências de nutrientes e diminuir o estresse oxidativo, resultando em um menor tempo até a gravidez e maiores chances de concepção.

    No texto a seguir, falaremos sobre o papel da nutrição e da suplementação para as tentantes.  

    Alimentação para tentantes

     

    O estilo de vida e fatores genéticos podem afetar a fertilidade masculina e feminina, tanto dificultando quanto contribuindo para o sucesso de uma gravidez. O peso corporal, certas condições médicas, rotinas de exercícios e uso de álcool podem afetar a fertilidade, assim como o que você coloca no seu prato.  

    Estudos evidenciam que a saúde dos bebês começa com uma boa nutrição dos pais ainda na pré-concepção, e ganha mais importância quando os cuidados são mantidos pela mãe durante a gestação e a amamentação.

     

    E a alimentação vai ainda além, podendo desempenhar um papel primordial no futuro da criança, reduzindo o risco de doenças e favorecendo o desenvolvimento cerebral.

    Vitaminas cruciais para aumentar a fertilidade

     

    Não existem alimentos específicos que são conhecidos por aumentar a fertilidade. No entanto, alguns estudos sugerem que certos nutrientes encontrados em uma variedade de alimentos diferentes podem ter benefícios para a fertilidade, principalmente para as mulheres que estão encontrando dificuldades para engravidar. 

    Uma dieta bem equilibrada, que contenha grãos integrais, gorduras saudáveis, frutas, vegetais e proteínas magras é recomendada para quem está tentando engravidar.

    Priorizar uma alimentação saudável, que contemple todos os grupos alimentares, macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais) para a fertilidade.

    Os micronutrientes desempenham papéis importantes durante a concepção e a gravidez, o que significa que, quando há deficiência deles no organismo, pode ocorrer uma diminuição da fertilidade. Nas mulheres, baixos níveis de vitamina B12, vitamina B6, vitamina D e outros micronutrientes têm sido associados a uma maior dificuldade para engravidar. 

    Conheça a seguir algumas vitaminas e minerais que devem ser consumidos pelas tentantes. 

     

    Ácido fólico 

     

    A vitamina B9, ou ácido fólico, é um nutriente essencial para prevenir defeitos congênitos que podem prejudicar o desenvolvimento da coluna e do sistema nervoso do bebê. O ideal é que a suplementação para tentantes seja iniciada cerca de três meses antes de a mulher engravidar e seja mantida durante o primeiro trimestre de gestação. 

    Algumas pesquisas recentes sugerem que as mulheres que tentam engravidar devem tomar 400 microgramas de ácido fólico por dia. Para prevenir malformações fetais conhecidas como defeitos de tubo neural.

     

    Vitamina D

     

    Níveis extremamente baixos de vitamina D Podem estar associados a desfechos indesejados durante a gravidez. 

     

    Ômega-3 

     

    Suplementos que contêm ácidos graxos ômega-3 são essenciais para manter a saúde em geral, inclusive a saúde

    reprodutiva

     

    Coenzima Q10

     

    A coenzima Q10 é uma substância que o corpo produz naturalmente. Ela atua como um antioxidante e pode contribuir para o processo reprodutivo, pois o estresse oxidativo pode prejudicar a fertilidade. 

     

    Selênio

     

    O selênio é um mineral que auxilia no processo de construção de proteínas, além de ser um antioxidante que pode desempenhar um papel na fertilidade. 

     

    Ferro

     

    Nutriente essencial antes, durante e após a gravidez. É fundamental para o desenvolvimento do cérebro do bebê, o transporte de oxigênio para as células, a manutenção do sistema imunológico, a prevenção do parto prematuro e a redução da mortalidade perinatal.

     

    Vitamina C

     

    Além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, a vitamina C auxilia na absorção de ferro e atua como um poderoso antioxidante. Ela também favorece a síntese de colágeno, importante para o crescimento do folículo dominante (aquele que libera o óvulo para fecundação). 

     

    Todas estas vitaminas podem ser facilmente encontradas em alimentos através de uma dieta balanceada, porém, em alguns casos, pode ser necessário que haja suplementação, sempre com acompanhamento de profissionais especializados.

     

    Como escolher os suplementos certos para tentantes

     

    A importância da nutrição tem levado alguns pesquisadores a se concentrarem no uso de suplementos alimentares para a fertilidade. A escolha pela suplementação para quem está tentando engravidar deve ser feita apenas sob orientação médica, pois devem ser considerados fatores como condições de saúde ou deficiências de nutrientes.

    Os suplementos não devem substituir as fontes alimentares de vitaminas e oligoelementos devido a diferenças na biodisponibilidade (natural versus sintética) no organismo. Por isso, é preciso que seja avaliada sua necessidade de maneira individualizada. 

    Suplementação para Tentantes: consultando um especialista

     

    Para quem está tentando engravidar, o ideal é se consultar com um especialista antes de iniciar esse processo. Cabe a esse médico discutir e identificar quaisquer condições de saúde que possam afetar sua fertilidade. Ele também solicitar exames e recomendar, se for o caso, o acompanhamento com um nutricionista para que um plano de suplementação adequado seja elaborado conforme as necessidades de cada paciente. 

    Contar com um acompanhamento nutricional é fundamental para que o uso de suplementos para tentantes seja feito de maneira equilibrada, assim como a alimentação, que deve ser pensada de maneira a evitar o sobrepeso ou a obesidade. Mulheres obesas têm menor chance de engravidar e são mais propensas a ter uma complicaçoes durante a gravidez. 

    Além disso, o especialista pode recomendar que as tentantes limitem o consumo de alguns alimentos, como os carboidratos simples (arroz branco, macarrão, pães); carnes vermelhas ou processadas; alimentos industrializados e que contenham conservantes; produtos adoçados artificialmente, como diet e light, e suplementos vitamínicos sem recomendação médica.

    Ao introduzir uma alimentação equilibrada e melhorar o estilo de vida, buscando uma rotina saudável, o organismo melhora suas funções, aumentando a imunidade, aperfeiçoando seu funcionamento e combatendo problemas relacionados à infertilidade. Dessa forma, a alimentação pode ajudar na obtenção de uma gravidez de sucesso. Por isso é importante escolher uma clínica especializada que ofereça um acompanhamento nutricional durante todo o processo. 

    Há casos de infertilidade que podem ser solucionados de maneiras simples, com mudanças no estilo de vida, como na alimentação. A escolha do melhor tratamento é feita com base no histórico do casal e nos resultados dos exames solicitados. 

    Caso tenha interesse em saber mais, agende uma consulta. 

     

    suplementação para tentantes

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida