Varicocele e a sua relação com a infertilidade masculina

A infertilidade masculina ainda pode ser um tabu para muitos casais, que acabam não recorrendo aos tratamentos disponíveis por falta de informações sobre o assunto. Uma das principais causas para a infertilidade entre os homens é a varicocele, condição que pode ser bem prevalente nos casos de infertilidade masculina.

No entanto, a boa notícia é que a varicocele possui tratamento e pode ser identificada na investigação das causas da fertilidade. Entenda o que é a varicocele e sua relação com a infertilidade masculina a seguir:

 

O que é a varicocele?

A varicocele é caracterizada pela dilatação anormal das veias presentes nos testículos, mais especificamente na região chamada de plexo pampiniforme testicular. Essa condição também é conhecida como varizes do testículo ou varizes do escroto, já que a dilatação das veias é muito parecida com as varizes das pernas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que cerca de 25% dos homens com alterações seminais sejam atingidos pela varicocele.

Mais comum em homens entre os 15 e 25 anos, a varicocele pode afetar apenas um dos lados do escroto. De origem genética, a maioria dos homens acometidos apresentam as varizes do lado esquerdo (80 a 95% dos casos) – no entanto, também é possível desenvolver o quadro em ambos os lados (entre 30 a 45% dos casos), mais raramente afetando apenas o lado direito do escroto.

 

Sintomas

Como a varicocele na maioria das vezes é assintomática, o diagnóstico pode ser difícil e demorado.

Em alguns casos, os sintomas envolvem desconforto e dor local, aumento de tamanho, sensação de peso e piora desses sintomas com a prática de exercícios físicos. Com o tempo, as varicoceles podem aumentar de tamanho e ficarem mais visíveis. Em casos mais graves, podem ainda ocorrer hipotrofia testicular ou problemas de infertilidade.

 

Varicocele e infertilidade masculina

Existe uma relação direta entre a varicocele e a infertilidade masculina. Como as veias da região testicular fazem parte do cordão espermático, a dilatação anormal pode dificultar o retorno de sangue no próprio órgão e o aumento da temperatura no local, e assim afetando os parâmetros seminais.

É importante ressaltar que a varicocele não causa impotência sexual. Por isso, é comum que muitos homens só descubram o quadro quando percebem que estão enfrentando problemas de infertilidade e decidem buscar ajuda. Ao procurar uma clínica ou profissional para solucionar o problema, o procedimento padrão é realizar exames detalhados de diagnóstico tanto no homem como na mulher.

 

Diagnóstico

Na maioria das vezes, a varicocele só é identificada durante exames de fertilidade – principalmente nos casos onde não há sintomas. No entanto, alguns exames de rotina podem ser realizados pelo urologista e identificar o quadro de maneira precoce.

Alguns desses procedimentos são o exame da bolsa testicular e ultrassom na região do escroto.

Além disso, a realização de um espermograma também é muito importante para avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides. Caso exista alguma alteração, o profissional deve pensar em um tratamento adequado para a varicocele e para os possíveis problemas de infertilidade sendo enfrentados pelo paciente.

 

Tratamentos

Em casos onde a varicocele não é grave e os níveis de alteração nos testículos são iniciais, as medidas médicas envolvem apenas o tratamento dos sintomas com medicamentos orais.

No entanto, se o paciente apresenta dor aguda ou outros sintomas – principalmente a infertilidade – é necessário passar por uma intervenção cirúrgica. O procedimento é considerado simples e realizado sob anestesia, com duração em torno de uma hora e meia.

Em resumo, a varicocele não é uma doença grave se for tratada corretamente e no momento adequado. Por isso, é importante que o homem preste atenção em sua saúde e em qualquer alteração testicular que apareça com o tempo, mantendo as consultas médicas e exames em dia e investigando os problemas de infertilidade em conjunto com o médico e com sua parceira.

Ainda está com dúvidas? Leia o post sobre Quais são as principais causas de infertilidade masculina.

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"