FIV e rotina diária: como encaixar os dois?

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Questão que atinge em média 15% da população mundial, a infertilidade é uma condição que pode ser realizada por meio de tratamentos como a fertilização in vitro. Esta é uma das principais escolhas de casais que buscam um procedimento por meio da reprodução assistida como forma de desenvolver uma gestação.

    Contudo, uma dúvida comum entre esses casais é relacionada a rotina diária e como encaixar a fertilização in vitro nela. Para que você possa entender melhor essa questão, desenvolvemos o post a seguir com algumas informações relacionadas a esse assunto. Confira!

    Esteja preparado para a realização de exames

    Uma das principais formas de conseguir encaixar a fertilização in vitro na rotina do casal é estar preparado para os diversos exames necessários antes do início do procedimento. Na fertilização in vitro o médico indica testes específicos para determinar o motivo da infertilidade e determinar se esse é, de fato, o melhor tratamento a ser realizado. 

    A investigação por parte dos especialistas envolve ambos os parceiros e inclui uma série de protocolos como ultrassom, avaliação hormonal, de tubas, espermograma e índice de DNA espermático. Outros exames complementares que também estão presentes são de HIV, Hepatite B e C, sífilis, rubéola e Covid-19.

    Como é a rotina do tratamento?

    Por ser um processo completo, a fertilização in vitro não se resume apenas à fecundação em laboratório. A rotina do tratamento consiste em procedimentos que dependem da conclusão de outros para serem iniciados, motivo que torna fundamental respeitar o tempo de cada etapa para que seja garantida a segurança e eficácia do processo. A fertilização in vitro pode ser dividida em 5 etapas:

    • estimulação ovariana;
    • punção folicular e coleta de espermatozoides;
    • cultivo do embrião;
    • transferência embrionária para o útero;
    • período de espera;
    • teste de gravidez.

    No período de tratamento, a mulher tentante é submetida a exames como ultrassonografias e também ao uso de medicamentos responsáveis pela estimulação da produção de óvulos que a concepção da gravidez. Portanto, o tempo de duração entre as etapas pode variar de acordo com a resposta do organismo durante o tratamento. 

    Planeje bem antes de iniciar a FIV, especialmente se precisa viajar

    O tempo de duração da fertilização in vitro é de em média 15 a 30 dias. Esse período pode parecer curto para uns e longo para outros. No entanto, esse tempo deve ser planejado na rotina diária do casal antes mesmo do início do tratamento. Por isso, muitas programações podem ser re-avaliadas de acordo com a necessidade após o início do procedimento.

    Escolha o melhor momento do dia para a sua consulta

    Boa parte dos casais que planejam realizar a fertilização in vitro escolhem conciliar as consultas e exames em horários alternativos, como horários de almoço e finais de semana. Dessa forma, a rotina não sofre grandes alterações, seja na vida pessoal ou profissional. 

    Pela necessidade de estar na clínica para a realização de ultrassom e dosagens hormonais a cada 2 e 3 dias até que seja feita a punção de óvulos, o casal deve se programar para diversas visitas à clínica.

    Visto que a infertilidade é reconhecida como um problema de saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o profissional responsável pela fertilização poderá emitir atestados médicos que possam justificar a ausência ou necessidade de repouso da paciente durante o procedimento.

    É possível manter uma rotina normal durante o tratamento de fertilização in vitro

    De forma geral, a mulher que está realizando o tratamento de fertilização in vitro não deverá precisar de grandes mudanças para que sua rotina seja encaixada ao procedimento. Contudo, especialistas costumam recomendar alterações em alguns hábitos que podem prejudicar o tratamento, como a realização de atividades de impacto, como musculação e corrida.

    Além disso, no período da fertilização recomenda-se que a mulher evite cometer excessos, como o consumo de álcool, cigarro ou medicações que não sejam indicadas pelo médico especialista em reprodução humana. Até mesmo o excesso de trabalho, estresse e ansiedade podem ser prejudiciais durante o período, portanto, devem ser evitados.

    Em relação à alimentação, o recomendado é que a mulher possa ingerir alimentos saudáveis, sem grandes restrições. Contudo, em uma dieta que evite frituras, alimentos processados, açúcares e gorduras.

    A fertilização in vitro é um tratamento que possibilita que o sonho da maternidade e paternidade sejam realizados por meio dos grandes avanços da medicina. Contudo, saber como introduzir este procedimento da melhor maneira da rotina diária é a melhor forma de evitar ações que possam ser prejudiciais ao tratamento e também ao dia a dia do casal.

    Este conteúdo foi útil? Então, conheça também 5 informações importantes sobre tratamentos para engravidar!

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida