Fertilidade: 6 cuidados para tentantes em tempos de pandemia

Com a chegada do Novo Coronavírus ao país, muitos planos tiveram de ser alterados. Afinal, uma nova realidade se formou diante de nossas rotinas como forma de evitar a propagação do vírus. Naqueles que iniciavam o tratamento para fertilidade, um misto de incerteza e medo também surgiu com a chegada desse vírus.

Para manter-se saudável e segura, é fundamental que alguns cuidados sejam realizados neste período de pandemia, principalmente para tentantes. Por isso, desenvolvemos a leitura de hoje com 6 cuidados que devem ser seguidos para diminuir o medo e as dúvidas em relação ao tratamento de fertilidade e fertilização in vitro. Conheça no post a seguir!

Cuidados para tentantes em tempos de pandemia

Vivemos em um momento em que muitas informações acabam chegando ao nosso alcance, mesmo que algumas não sejam verdadeiras. Por esse motivo, é fundamental conhecer os reais cuidados que são essenciais para garantir a saúde e segurança nos tratamentos de fertilidade. Confira.

1. Siga as medidas preventivas indicadas

O momento é de cautela e cuidados, seja em relação ao distanciamento social, higiene ou emocional. Seguir as medidas preventivas para evitar a propagação da Covid-19 é a melhor forma de manter sua saúde, garantindo qualidade de vida para quem está tentando engravidar. De acordo com as determinações da OMS (Organização Mundial de Saúde), as medidas preventivas que devem ser respeitadas consistem em:

  • lavar as mãos com frequência utilizando água, sabão e, quando não possível, higienizar-se com álcool em gel;
  • evitar sair de casa;
  • utilizar máscara sempre que precisar sair;
  • manter distância de pessoas tossindo ou espirrando;
  • não tocar nos olhos, nariz e boca, principalmente fora de casa;
  • cobrir boca e nariz com um lenço sempre que tossir ou espirrar; 
  • buscar atendimento médico caso sinta dificuldades para respirar ou apresentar febre.

2. Cuidar da saúde mental

A pandemia acabou afetando muitas pessoas em relação à saúde mental. O grande número de mortes, pessoas doentes e a incerteza em relação à vacinação são questões que atingem o emocional de muitos, principalmente das tentantes. 

Afinal, quando se estava planejando um tratamento de fertilidade, a pandemia surgiu como uma frustração para tais planos. Além disso, deixa a dúvida sobre quando eles poderão ser retomados. 

Casos de pessoas com sintomas de ansiedade e depressão aumentaram, além do desenvolvimento de outras síndromes. Para evitar problemas como esses, manter uma rotina para realizar atividades prazerosas é uma boa ideia. 

Além disso, conversar com o(a) parceiro(a) sobre as preocupações pode trazer alívio e melhorar a cumplicidade do casal. Da mesma forma, práticas como exercícios físicos e meditação podem contribuir para a elevação do humor e manter o emocional equilibrado. 

É comum esperar o pior de uma situação como essa, mas deve-se lembrar que muitos desses pensamentos estão relacionados à alta carga de estresse vivida. Por isso, invista em alternativas para manter-se tranquila e ocupada. 

3. Continue em contato com a clínica de fertilidade

A clínica de fertilidade continua à disposição de seus pacientes mesmo durante o período da pandemia. Respeitando as medidas preventivas, o quadro clínico de profissionais segue pronto para acompanhar os tratamentos.

Além disso, os pacientes podem ter aconselhamentos à distância com a ajuda da telemedicina. A consulta por teleconferência é uma forma de manter-se em contato com os profissionais, sem a necessidade de sair do distanciamento social. 

4. Utilize a consulta por teleconferência

Como vimos, profissionais que atuam em tratamentos para fertilidade podem contribuir com a segurança de seus pacientes por meio da consulta por teleconferência. O atendimento pode ser realizado somente com o uso de internet e um computador, tablet ou smartphone. Assim, o casal não precisa deslocar-se até a clínica para uma consulta, mantendo-se em segurança dentro de sua própria casa.

5. Evite hábitos nocivos

Outro cuidado importante para tentantes e mulheres que estão realizando tratamentos para fertilidade está relacionado aos hábitos nocivos. Afinal, cuidar-se apenas em relação aos riscos da pandemia não é suficiente. 

É preciso abandonar hábitos prejudiciais à saúde, como cigarro, bebidas alcoólicas, sedentarismo, excesso de cafeína, açúcar e sal. Manter a saúde e qualidade de vida é fundamental para ter uma gestação tranquila e sem riscos. Por isso, estar preparada, com o organismo em equilíbrio é importante. 

6. Cuide da alimentação 

Para quem está iniciando um tratamento de fertilidade ou tentando engravidar há algum tempo, a alimentação balanceada é tão importante quanto todos os outros cuidados citados acima. Uma dieta com insuficiência de nutrientes ou excesso de carboidratos pode interferir diretamente no organismo, assim como na fertilidade. 

Dessa forma, mantenha-se atenta em relação à sua alimentação e procure sempre realizar refeições equilibradas que possam conter alimentos como verduras, frutas, grãos e legumes, diminuindo o consumo de comidas processadas e também carne vermelha. Além disso, ingerir grande quantidade de água ao dia contribui para o bom funcionamento do organismo.

Viu como alguns cuidados em tempos de pandemia podem fazer a diferença em relação ao tratamento para fertilidade?! É só colocá-los em prática e garantir sua saúde e qualidade de vida, mesmo durante a pandemia.

Gostou deste assunto? Quer saber um pouco mais sobre informações como estas? Então, assine nossa newsletter para receber outros conteúdos como este diretamente em sua caixa de e-mails!

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.