Vacinação contra COVID para tentantes – conheça o que sabemos até aqui

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    A vacinação contra Covid-19 tem gerado muitos debates em relação às recomendações para tentantes e gestantes. A situação se agrava quando muitas delas são profissionais da saúde com alto grau de exposição ao Novo Coronavírus, ou mesmo mulheres com comorbidades, fator que as inclui no grupo de risco para a doença.

    Diante deste cenário repleto de novas informações e questionamentos, muitas gestantes e tentantes ainda não sabem se é seguro aderir à vacinação contra Covid-19. Pensando nisso, desenvolvemos o artigo de hoje para ajudar a responder essa dúvida. Acompanhe!

    Tentantes e grávidas podem vacinar contra a Covid-19?

    Ao longo dos últimos meses, a Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgou diversos alertas a respeito da vacinação contra Covid-19 para gestantes, em meio à pandemia. Contudo, o órgão informou que tentantes e gestantes que estão em situação de alta vulnerabilidade, assim como risco de contaminação, devem decidir junto ao médico especialista se a vacinação é indicada.

    Qual a recomendação dos órgãos reguladores de saúde?

    Considerando que diferentes órgãos reguladores apresentam diretrizes de acordo com o contexto social do local em que a mulher vive, assim como a probabilidade de contrair a doença, os profissionais de saúde recomendam a vacinação contra Covid-19, desde que avaliada junto a uma equipe médica qualificada.

    Grávidas, tentantes e mulheres em tratamento de reprodução assistida devem ser vacinadas contra a doença, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e a Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA). 

    Para essas associações médicas, os grupos de risco, incluindo gestantes e tentantes, devem ser imunizados, prevenindo o risco da contaminação pela doença. 

    Existem recomendações sobre tratamentos de fertilidade e sua relação com as vacinas?

    A SBRA ainda não estipulou um prazo que deve ser respeitado para mulheres que concluíram a vacinação contra Covid-19 e desejam realizar tratamentos de reprodução assistida, como a inseminação artificial ou fertilização in vitro.

    A Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE) acredita que aguardar alguns dias após a segunda dose da vacina (para aquelas com 2 doses), é suficiente antes de iniciar esse tipo de tratamento. No entanto, a decisão deve ser avaliada pelo especialista que acompanhará o procedimento.

    Tentantes e grávidas foram testadas com a vacina contra Covid-19? 

    Sim. Contudo, os estudos clínicos que comprovam a eficácia das vacinas e a ação a longo prazo em gestantes, lactantes e puérperas ainda não foram finalizados, visto que as mulheres destes grupos começaram a receber as doses do imunizante há pouco tempo. 

    Grávidas têm mais risco de desenvolver trombose por causa das vacinas contra a Covid-19? 

    Ainda não existem estudos que possam comprovar essa afirmação. Por questões fisiológicas, a gestante apresenta maiores riscos para desenvolver trombose. Entretanto, não há comprovações de que a vacinação contra Covid-19 aumente este risco.

    Os sintomas que sugerem a trombose envolvem inchaço nas pernas, dores no peito, dificuldades para respirar e visão embaçada. Por isso, ao sentir algum desses sintomas, é fundamental que a gestante ou tentante busque atendimento médico.

    Grávidas vacinadas contra a Covid-19 podem transferir anticorpos para os bebês durante a gestação?

    É muito provável que sim. Um grupo de pesquisadores da Northwestern Medicine, nos Estados Unidos, constatou que as gestantes vacinadas no início do terceiro trimestre apresentaram maiores chances de transmitir anticorpos para os recém-nascidos do que aquelas que se vacinaram próximo à data do parto. Por isso, é provável que a gestante produza e transfira anticorpos contra a Covid-19 para o bebê. 

    Dúvidas sobre vacinas durante sua gestação, converse com seu médico

    Ainda que a vacinação contra Covid-19 para gestantes e tentantes seja indicada, muitos questionamentos sobre as vacinas acabam surgindo, deixando as mulheres cada vez mais inseguras. Por isso, caso tenha alguma dúvida em relação a este assunto, procure seu médico. Ele é a pessoa mais indicada para oferecer informações corretas e seguras.Gostou deste assunto? Então, confira também 6 cuidados para tentantes em tempos de pandemia!

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida