O que é a Fertilização in vitro com micromanipulação de gametas (ICSI)

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Entre os tratamentos utilizados para a reprodução assistida, a Fertilização in Vitro (FIV) e a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI) são os mais comuns. A principal diferença entre estes procedimentos é a forma como o espermatozoide realiza a fertilização no óvulo.

    Enquanto na FIV clássica o óvulo é penetrado espontaneamente por um espermatozoide, na ICSI o espermatozoide é injetado diretamente dentro do óvulo. Para que você entenda melhor sobre este assunto, separamos a leitura abaixo com as principais informações sobre a Fertilização in Vitro e Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides. Confira!

    Como é a Fertilização in Vitro clássica?

    A técnica da Fertilização in Vitro foi responsável por uma revolução como tratamento da infertilidade, tornando possível que casais realizem o sonho de terem filhos. Esta é uma das principais formas de reprodução assistida, desenvolvida no início para mulheres com problemas nas trompas. Atualmente, o tratamento é indicado para a maioria das causas moderadas e severas de infertilidade.

    De forma geral, para a Fertilização in Vitro os óvulos são captados minutos antes da ovulação e levados ao laboratório, onde são fertilizados pelo espermatozoide do companheiro ou banco de doação, ou seja, o óocito fica exposto à milhões de espermatozoides e um deles consegue penetrar sozinho. 

    Os óvulos fertilizados são chamados de embriões e mantidos no laboratório por um período de cultivo que pode variar entre 2 a 6 dias. Após esse tempo, os embriões são transferidos para o útero da mulher.

    O que é a Fertilização in Vitro por ICSI?

    Já na Fertilização in Vitro por Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides, a técnica é realizada com a introdução de um único espermatozoide previamente selecionado dentro do óvulo, para que seja realizada a fecundação.

    Este método é indicado principalmente em casos de infertilidade de fator masculino grave, ou quando a amostra de espermatozoides é limitada. A ICSI torna possível ter sucesso com uma gravidez em casos de oligospermia (quantidade e qualidade baixa de espermatozoide) e vasectomia.

    Quais são os 6 casos em que a FIV por ICSI é mais indicada?

    Sendo a Fertilização in Vitro uma das técnicas mais utilizadas de tratamento na reprodução assistida, a FIV com ICSI é usada em casos mais específicos, como os apresentados abaixo:

    1. homens com baixo número de espermatozoide, má morfologia ou problemas de mobilidade;
    2. homens que realizaram vasectomia anteriormente;
    3. doença infecciosa ou infertilidade de causa imunitária;
    4. homens com dificuldade para ejaculação em condições naturais, como na ejaculação retrógrada;
    5. homens submetidos a vasectomia, tratamento de radio ou quimioterapia, que tenham amostras congeladas;
    6. FIV anterior sem sucesso.

    Consulte um médico para saber sobre o seu caso com detalhes

    Para casos em que a fertilidade masculina esteja relacionada, a Fertilização in Vitro com ICSI é a mais indicada, visto que nesta técnica o espermatozoide recebe assistência extra. Por este motivo, ao diagnosticar problemas de infertilidade representados por baixa contagem de espermatozoides, qualidade, falta de motilidade, ou qualquer outro motivo acima, é natural que esta técnica seja indicada pelo especialista.

    No entanto, a Fertilização in Vitro é o tratamento mais usado também para outros diagnósticos, sendo bem-sucedido e adequado para diversas pessoas com grande variedade de problemas de fertilidade. 

    Busque uma clínica especializada para realizar os exames indicados e descobrir os principais motivos que impedem a gravidez de acontecer em sua vida ou de sua parceira. Dessa forma, o médico poderá estudar o caso de forma individual e indicar o tratamento mais adequado para atender as necessidades e expectativas. 

    Na leitura de hoje, você conheceu o que é Fertilização in Vitro com ICSI e quando ela é indicada. Para entender quais podem ser seus problemas de fertilidade e obter o melhor tratamento diante do diagnóstico apontado, procure atendimento em uma clínica especialista em medicina reprodutiva, como a Pró-Criar

    Quer saber mais sobre a Pró-Criar? Então, confira os principais tipos de tratamento oferecidos pela clínica!

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida

    Português do BrasilEnglishEspañol