Consulta presencial e por teleconferência: posso fazer às duas durante meu tratamento de fertilidade

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    O tratamento de fertilidade também passou por algumas mudanças durante a pandemia causada pela Covid-19 nos últimos anos. Uma delas foi a possibilidade de realizar consultas por teleconferência, após a modalidade de atendimento ser aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em março de 2020.

    Contudo, ainda existem algumas dúvidas relacionadas a este assunto. Por isso, na leitura de hoje, você vai conhecer mais sobre a possibilidade de tratamento de fertilidade por consultas presenciais e também por teleconferência. Acompanhe!

    O que é uma consulta por teleconferência?

    A consulta por teleconferência é a modalidade de atendimento médico realizado de forma remota, com o auxílio de tecnologia de informação e comunicação que permite a aproximação entre médico e paciente.

    Por meio de uma plataforma virtual, o médico consegue atender seus pacientes à distância de forma prática e simples, sempre no melhor horário. Por sua vez, os pacientes vão precisar somente de internet e um computador, smartphone ou tablet para a consulta.

    Ao escolher a possibilidade de consultar por teleconferência, a clínica responsável pelo tratamento de fertilidade oferece aos pacientes inúmeras vantagens. Entre elas, o fato de obter o mesmo atendimento humanizado e de qualidade por vídeo, sem a necessidade de deslocar-se até a clínica de fertilidade. 

    A comodidade que a prática proporciona é fundamental não só para a segurança e proteção dos pacientes em tratamento de fertilidade, mas também para a democratização dos serviços, uma vez que possibilita ao médico atender e acompanhar pessoas em diferentes cidades sem que seja necessário o deslocamento até o consultório.

    Vantagem da consulta por teleconferência

    A consulta por teleconferência permite que pessoas que moram em locais remotos, ou de difícil acesso, recebam atendimento do especialista em reprodução assistida. Além disso, pessoas com dificuldades de locomoção podem ser beneficiadas diante deste tipo de atendimento.

    Para tentantes com a vida profissional corrida, muitas vezes se torna difícil juntar o casal em um mesmo horário para uma consulta. Por isso, o atendimento por teleconferência contribui para que o casal possa comparecer sem grandes problemas. 

    Qual a diferença para o meu tratamento entre a consulta por teleconferência e presencial?

    A telemedicina permite que o médico e equipe multiprofissional estejam à disposição dos pacientes mesmo à distância, dando continuidade para consultas especializadas necessárias nos tratamentos de fertilidade.

    Ainda que as consultas estejam disponíveis por teleconferência, a clínica de fertilização estará à disposição dos pacientes para a realização de procedimentos e acompanhamento, sempre seguindo recomendações estabelecidas pelas autoridades de saúde com o objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos.

    O atendimento remoto proporcionado pela telemedicina é uma alternativa essencial para diversas áreas médicas. Assim, diante do tratamento de fertilidade, essa modalidade apresenta inúmeros benefícios, principalmente aos pacientes.

    Além disso, a consulta por teleconferência é indicada para algumas etapas do tratamento de fertilidade, enquanto a presencial se torna necessária para exames, avaliações e procedimentos. 

    Terei o mesmo contato com o médico em uma consulta por teleconferência?

    A consulta por teleconferência é uma forma de contribuir com o atendimento à saúde, apresentando benefícios para os envolvidos. Além de diminuir a distância do atendimento médico e garantir a segurança do paciente, ela também preserva o acesso e qualidade da consulta nos tratamentos de fertilidade.

    Ao ser registrada em prontuário, a consulta por teleconferência mantém a segurança dos dados do paciente, assim como do médico. Essa prática permite que todas as atualizações e observações estejam registradas, garantindo o total conhecimento e acompanhamento em relação ao tratamento.

    Da mesma forma, o profissional continua à disposição dos pacientes mesmo à distância, visto que muitas vezes, esta maneira de atendimento pode aumentar os canais de comunicação entre médico e paciente.

    Realizar a consulta especializada, como tratamentos de fertilidade, sem precisar sair de casa é muito importante na consulta por teleconferência. Esse é um grande avanço na qualidade do atendimento médico. 

    Sei que durante o tratamento são várias consultas. Posso optar entre presencial e por teleconferência?

    A consulta por teleconferência permite que o tratamento de fertilidade tenha praticidade de realizar triagens dos pacientes via internet. Assim, os tentantes podem ter os primeiros atendimentos sem precisar sair de casa, dirigindo-se à clínica somente no momento de iniciar o procedimento com a realização de testes e exames.

    Já a consulta presencial oferece, além do acesso para que sejam realizados exames físicos e outros testes, também uma certa formalidade e privacidade que pode ser perdida na teleconferência. Afinal, essa modalidade muitas vezes deixa o paciente tão à vontade que ele até mesmo se esquece que está em uma consulta.

    É claro que você pode escolher entre a consulta presencial e por teleconferência. Contudo, é importante lembrar que, em algumas etapas, a presença dos tentantes na clínica é fundamental para exames, procedimentos e outras avaliações.

    É importante entender que, mesmo que a consulta por teleconferência seja uma excelente opção para iniciar o tratamento de fertilidade, os procedimentos exigem a presença dos tentantes no consultório. 

    Gostou deste post? Então, veja também 5 sinais que você e seu parceiro devem observar para conversar em uma consulta!

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida

    Português do BrasilEnglishEspañol