Tratamentos de fertilidade: 5 pontos importantes sobre a consulta por teleconferência

No dia 19 de março deste ano, o CFM (Conselho Federal de Medicina) enviou ao Ministério da Saúde um documento que aprovava a realização de consulta por teleconferência  por médicos durante a pandemia causada pela Covid-19, incluindo para tratamentos de fertilidade. 

Este recurso, cada vez mais comum e necessário na assistência em saúde, vem sendo utilizado desde o início das medidas de distanciamento social, quando a pandemia estabeleceu diferentes rumos também para o atendimento à saúde.

A consulta por teleconferência surgiu como uma forma de permitir que o profissional pudesse continuar a prestar atendimento, consultas e tratamentos de maneira remota, atendendo pacientes com dificuldades para locomover-se até o local em que o médico atendia. 

Dessa forma, os tratamentos de fertilidade podem continuar ocorrendo com o acompanhamento do profissional, mesmo quando não é possível realizar o atendimento de forma presencial, para a proteção de todos. No post a seguir, você vai conhecer 5 pontos importantes relacionados a consulta por teleconferência. Acompanhe!

1. O que é uma consulta por teleconferência

A consulta por teleconferência é uma modalidade de atendimento médico realizado de forma remota, com o auxílio de tecnologia de informação e comunicação que permite a aproximação entre médico e paciente.

Por meio de uma plataforma virtual, o profissional consegue realizar atendimentos à distância de forma prática e simples, sempre no melhor horário para os pacientes que, por sua vez, vão precisar somente de internet e um computador, smartphone ou tablet para a consulta.

2. Você continua tendo um contato próximo com seu médico por teleconferência

A consulta por teleconferência é uma maneira de contribuir com o atendimento à saúde, apresentando benefícios para todos os envolvidos. Além de diminuir a distância do atendimento médico garantindo a segurança do paciente, também preserva o acesso e qualidade da consulta nos tratamentos de fertilidade.

Ao ser registrada em prontuário, a consulta por teleconferência mantém a segurança dos dados do paciente, assim como do médico. Essa prática permite que todas as atualizações e observações estejam registradas, garantindo o total conhecimento e acompanhamento em relação ao tratamento.
Da mesma forma, o profissional continua à disposição dos pacientes mesmo à distância, visto que muitas vezes, esta maneira de atendimento pode aumentar os canais de comunicação entre médico e paciente.

Realizar a consulta especializada, como tratamentos de fertilidade, sem precisar sair de casa é muito importante na consulta por teleconferência. Esse é um grande avanço na qualidade do atendimento médico. 

3. Você escolhe o melhor momento do seu dia e não precisa sair de casa

A comodidade que a prática proporciona é fundamental não só para a segurança e proteção dos pacientes em tratamentos de fertilidade, mas também para a democratização do serviços, uma vez que possibilita ao médico atender e acompanhar pessoas em diferentes cidades sem que seja necessário o deslocamento até o consultório.

Com a grande concentração deste tipo de especialistas em grandes centros e capitais, pessoas que vivem em cidades pequenas podem ter acesso rápido, prático e econômico por meio da consulta por teleconferência. 

4. Tudo que você poderia questionar na consulta presencial, você também pode na consulta por teleconferência

Assim como na consulta presencial, a consulta por teleconferência permite ao paciente o atendimento integral, esclarecendo dúvidas, indicando tratamentos, prescrevendo condutas e discutindo sobre tudo o que for pertinente ao paciente.

Caso seja a primeira consulta relacionada aos tratamentos de fertilidade, o atendimento será conduzido pelo médico para analisar o histórico pessoal e familiar do casal, como casos de menopausa precoce, infertilidade, e tentativas de tratamentos anteriores.

Além disso, o casal será avaliado de forma individual. Por esse motivo, é importante que ambos estejam presentes na consulta por teleconferência. No primeiro momento, ainda não será possível saber quais as chances e tratamento mais indicado para a engravidar, visto que essas informações devem ser adquiridas após o resultado dos exames. 

Assim, é fundamental que os pacientes tenham total confiança e liberdade para realizar todas as perguntas que seriam feitas em uma consulta presencial. Afinal, tratamentos de fertilidade podem trazer muitas questões aos envolvidos, e elas devem ser esclarecidas também em uma consulta à distância. 

5. Você continua recebendo todo o cuidado possível da equipe da clínica

Ainda que a consulta não seja presencial, os pacientes que estão em tratamentos de fertilidade continuam a receber da equipe clínica todos os cuidados esperados. Os especialistas que compõem o corpo médico são responsáveis pelo acompanhamento de todo o processo de fertilização. 

Portanto, mesmo que as consultas sejam por teleconferência, a clínica de fertilização estará à disposição dos pacientes para procedimentos e acompanhamento do tratamento, seguindo as recomendações estabelecidas pelas autoridades de saúde para manter a segurança de todos. 

No artigo hoje, você pôde conhecer 5 pontos importantes sobre a consulta por teleconferência nos tratamentos de fertilidade. O atendimento remoto é uma alternativa necessária que traz inúmeros benefícios, principalmente para o paciente. Por isso, busque clínicas que possam oferecer esta tecnologia. Quer saber mais sobre este assunto? Então, confira também os 4 mitos sobre tratamentos de infertilidade!

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.