Clínica de fertilidade: qual a diferença entre uma consulta presencial e por teleconferência?

Adotada por diferentes serviços de saúde que vão de consultório a clínica de fertilidade, a consulta por teleconferência é um atendimento médico em que o paciente pode se manter distante fisicamente do profissional e, ainda assim, contar com a qualidade e conhecimentos que podem ser transmitidos mesmo à distância. 

Apesar de suas inúmeras vantagens, esta modalidade de atendimento ainda não tinha uma regularização específica no país. Contudo, com a chegada da pandemia causada pela Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou este tipo de atendimento. 

No cenário atual que estamos vivendo, a consulta por teleconferência é fundamental para manter os pacientes protegidos, principalmente aqueles que desejam iniciar ou já iniciaram tratamentos em uma clínica de fertilidade

Para que você possa entender melhor a diferença entre a consulta presencial e a por teleconferência, desenvolvemos este post com informações importantes a respeito do assunto. Continue a leitura conosco para conferir!

Antes de mais nada, entenda que a qualidade da consulta não se altera

Ao escolher a possibilidade de consultar por teleconferência, a clínica de fertilidade oferece aos seus pacientes inúmeras vantagens. Entre elas está a vantagem de obter o mesmo atendimento humanizado e de qualidade por vídeo, sem a necessidade de deslocar-se até a clínica de fertilidade. 

Com o risco do contágio apresentado pela pandemia, essa facilidade de acesso aos profissionais é um fator primordial. Além disso, a agilidade que as consultas por teleconferência proporcionam permitem que o médico tenha um contato mais próximo com os pacientes, visto que o profissional está a apenas um clique de distância, esteja o casal na mesma cidade, em uma cidade vizinha, em outro estado, ou mesmo outro país.

Para mim, é muito importante o contato com o médico. Será a mesma coisa na consulta por teleconferência?

Assim como na consulta presencial, na teleconferência realizada por um profissional da clínica de fertilidade o paciente é acolhido de forma integral. Suas dúvidas, anseios e inquietações podem ser resolvidas com uma simples conversa via internet. 

Além disso, investigações e orientações serão realizadas da mesma maneira, sem que seja perdida a qualidade. Outros benefícios que o contato com o profissional por teleconferência oferece, são:

  • facilidade de acesso em qualquer lugar e em horários facilitados, visto que o paciente pode escolher o melhor período do dia para a consulta;
  • praticidade e economia, sem que seja necessário o deslocamento para ter contato com o médico, reduzindo custos e gerando maior comodidade;
  • possibilidade de a equipe médica manter um acompanhamento mais próximo de seus pacientes por meio da comodidade oferecida pela tecnologia;
  • segurança de informação, com o armazenamento de dados e informações dos pacientes com maior rigor.

O que é único de uma consulta presencial e o que é o único em uma consulta por teleconferência?

A consulta por teleconferência concedeu à clínica de fertilidade a praticidade de realizar triagens dos pacientes via internet. Com isso, os casais podem ter os primeiros atendimentos sem sair de casa, dirigindo-se à clínica somente no momento de iniciar o procedimento com a realização de testes e exames. 

Já a consulta presencial oferece, além do acesso para que sejam realizados exames físicos e outros testes, também uma certa formalidade e privacidade que pode ser perdida na teleconferência. Afinal, essa modalidade muitas vezes deixa o paciente tão à vontade que ele até mesmo se esquece que está em uma consulta.

Por esse motivo, é fundamental que o casal se prepare antes de iniciar a consulta por teleconferência com a clínica de fertilidade, escolhendo um local silencioso, com boa iluminação e privacidade. Assim, a sensação será a mesma de estar no consultório junto ao profissional.

Clínica de fertilidade: entenda por que consultas por teleconferência são importantes para cuidar de você

Assim como a consulta presencial na clínica de fertilidade, o atendimento por teleconferência torna possível que o casal ou paciente esclareça suas dúvidas, discuta a respeito do melhor tratamento e receba condutas médicas de forma integral.

Em situações em que a consulta é a primeira antes do início do tratamento para fertilização in vitro ou inseminação artificial, o médico analisará o histórico pessoal e familiar dos envolvidos, como casos de infertilidade, menopausa precoce ou tentativas prévias.

Além disso, o casal também deverá ser avaliado individualmente pelo médico e equipe da clínica, tornando fundamental a participação de ambos durante a consulta por teleconferência. 

Você pôde conferir que são poucas as diferenças entre o atendimento presencial e consulta por teleconferência na clínica de fertilidade. Afinal, como os tratamentos para reprodução assistida consistem em diversas etapas, é possível que as iniciais sejam realizadas por atendimento médico remoto, garantindo a qualidade do atendimento e segurança dos envolvidos.

Você gostou destas informações? Então, confira também 5 pontos importantes sobre a consulta por teleconferência no tratamento de fertilidade!

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.