Receba nossas novidades

Congelamento de óvulos para mulheres com endometriose: como funciona?

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Você sabe como o congelamento de óvulos pode ajudar mulheres com endometriose? Não é de hoje que este procedimento contribui para realizar o sonho da maternidade, mesmo para mulheres que escolhem ter filhos de forma tardia, após alcançar estabilidade financeira ou mesmo depois de um tratamento oncológico.

    A preservação da fertilidade por meio do congelamento de óvulos também é uma opção para  mulheres que sofrem com alterações que podem levar à infertilidade, como a endometriose. Por, isso o tratamento ganha cada vez mais destaque, como você verá a seguir!

    O que é endometriose?

    A endometriose é uma alteração caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero, geralmente em regiões próximas como ovário, tubas uterinas,peritônio (camada que reveste os órgãos do abdômen), intestino e ligamentos uterinos. A endometriose é dividida em superficial e profunda, variando sua gravidade.

    Mulheres que possuem endometriose podem engravidar naturalmente?

    Sim, as mulheres que sofrem com a endometriose podem engravidar naturalmente. No entanto, essa doença é muito frequente em mulheres com infertilidade. Cerca de 50% das paciente que têm endometriose podem ter dificuldade para engravidar.

    Realizar um diagnóstico precoce associado ao tratamento adequado pode ajudar a reduzir as chances que isso aconteça. Contudo, caso não seja realizado a tempo, a mulher pode buscar alternativas para tratar a infertilidade, como a reprodução assistida

    Como a endometriose pode afetar a fertilidade?

    Diretamente associada à fertilidade, a endometriose é considerada uma das principais causas de infertilidade em mulheres. A endometriose é uma doença que pode levar à alterações anatômicas na pelve, como redução da motilidade da trompa, obstrução nas trompas, dificultando o encontro dos espermatozóides com os óvulos. Além disso, a endometriose é caracterizada por ser um doença inflamatória, que causa um desbalanço no ambiente pélvico e que pode prejudicar a gravidez natural. 

    O que é congelamento de óvulos?

    O congelamento de óvulos é um procedimento onde os óvulos da mulher são captados e submetidos ao processo de vitrificação. Ou seja, são colocados em nitrogênio líquido, substância que reduz a temperatura a 196 graus negativos em poucos minutos, e então armazenados.

    Para quem o congelamento de óvulos é indicado?

    O congelamento de óvulos é uma técnica indicada para mulheres que não podem, ou não desejam, uma gravidez no momento atual. 

    Quanto mais jovem for realizado o congelamento, melhor a qualidade dos óvulos coletados e maiores as chances de uma gravidez no futuro.

    Idealmente, indica-se que o tratamento seja realizado até os 35 anos. Isso não significa que não seja possível o congelamento após esta idade, mas será importante esclarecer as chances de gravidez no futuro. 

    Outra situação em que o congelamento de óvulos está indicado, é para pacientes oncológicas.

    Ao diagnóstico de um câncer e indicação de tratamento, deve-se considerar a possibilidade de preservação da fertilidade através do congelamento de óvulos, pois a radioterapia e a quimioterapia podem prejudicar a reserva ovariana e a fertilidade futura da mulher.

    Em alguns casos, após a quimioterapia, a paciente pode evoluir inclusive, para um quadro de menopausa precoce. 

    O congelamento também está indicado para pacientes que precisam remover os ovários por doenças benignas ou que serão submetidas a tratamentos de doenças auto-imunes que possam comprometer a reserva ovariana, como na endometriose. 

    Qual a importância do congelamento de óvulos para mulheres com endometriose

    Realizar o congelamento de óvulos é uma alternativa muito indicada para tentar preservar a fertilidade de mulheres com indicação de tratamento cirúrgico. São os casos de remoção dos cistos de endometriose nos ovários.

    Esse procedimento costuma comprometer a reserva ovariana, pois, uma quantidade de folículos ovarianos acaba sendo retirada com os cistos. Dessa forma, a cirurgia para endometriose que aborda os ovários compromete diretamente a fertilidade da mulher, diminuindo a reserva ovariana.

    Além disso, a presença de endometriose pode ser por si só um fator que pode levar a redução da reserva ovariana de forma mais acelerada. 

    Quais são os benefícios do congelamento de óvulos?

    O congelamento de óvulos permite à mulher ter em um tempo futuro, a chance de sucesso de gravidez da FIV relativa à idade dos óvulos coletados. 

    Com a administração de hormônios que promovem a estimulação dos ovários para o crescimento de folículos, o médico busca o amadurecimento de diversos óvulos. Assim, os óvulos podem ser aspirados por punção, permitindo sua conservação em nitrogênio líquido em temperaturas inferiores a -150 °C.

    Para mulheres com endometriose, é importante orientação reprodutiva por especialista assim que é feito o diagnóstico da doença para programação de gravidez ou congelamento de óvulos em idade mais oportuna e que propicie melhores chances de gravidez no futuro. 

    Viu como o congelamento de óvulos pode ser um procedimento fundamental para que mulheres com endometriose realizem o sonho da maternidade? Além disso, é muito importante procurar uma clínica de reprodução assistida qualificada, com profissionais especializados e história no mercado. Quer saber mais sobre este assunto? Então, conheça nosso Guia sobre congelamento de óvulos!

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida