Como uma clínica de fertilidade ajuda no conforto e privacidade em seu tratamento

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    O desejo de ter filhos e constituir uma família está nos objetivos de muitos casais. A longa espera por um resultado positivo após longas tentativas sem sucesso acaba gerando ansiedade e frustração, fator que torna necessário o acolhimento do casal infértil na clínica de fertilidade.

    Nem sempre os sintomas de infertilidade são perceptíveis. Em algumas situações, a dificuldade para engravidar é o principal motivo para que o casal  procure profissionais especializados. O ideal é que a ajuda médica seja requisitada quando a gravidez não ocorre após 12 meses de tentativas sem o uso de métodos contraceptivos até a idade de 35 anos. Após 35 anos, aconselha-se procurar o médico após 6 meses de tentativas sem sucesso.

    Contudo, ao chegar nesse ponto, boa parte dos casais estão fragilizados e estressados. Por esse motivo, o acolhimento do casal deve fazer parte do processo da reprodução assistida na clínica de fertilidade. Confira mais sobre o assunto, a seguir.

    O que significa acolhimento para clínicas de fertilidade

    Após meses ou até anos na tentativa de uma gestação, é natural que os casais se sintam frustrados, ansiosos e desanimados. A pressão social para ter filhos e o sentimento de culpa pelas tentativas em vão, assim como possíveis episódios de abortamentos, trazem uma carga emocional pesada. 

    Desse modo, o acolhimento na clínica de fertilidade é fundamental para que a investigação das causas e o processo de tratamento de reprodução assistida sejam o mais humano possível, focando no bem-estar e qualidade de vida do casal. 

    Para cada casal, a reprodução é única. Dessa forma, o acolhimento é muito importante para diminuir a incertezas e oferecer suporte emocional durante todas as fases, principalmente para a tentante.

    Porque o foco sempre será no maior conforto e privacidade dos pacientes

    Um ponto importante em relação aos serviços oferecidos por uma clínica de fertilidade é a possibilidade de solucionar os problemas que dificultam a gravidez. As clínicas de fertilidade, após o diagnóstico médico, farão uma série de exames no casal. 

    Esses exames vão auxiliar no diagnóstico médico e no direcionamento dos pacientes. Com os problemas que geram essa dificuldade diagnosticados, os médicos podem focar em ajudar os casais.

    Mais do que possibilitar a gravidez, a clínica de fertilidade se preocupa em ajudar em tudo que pode interferir na fertilidade. Além de realizar o desejo de ter um filho, o casal que visitar uma clínica de fertilidade também irá se tornar mais saudável e apto a engravidar novamente.

    A clínica de fertilidade deve sempre ter como foco, além da reprodução assistida, o acolhimento humanizado, assim como conforto e privacidade para os pacientes. 

    É natural que casais cheguem à clínica de fertilidade fragilizados, buscando respostas e soluções, por esse motivo, o acolhimento, conforto e privacidade são fundamentais, permitindo que os tentantes voltem a sentir a euforia e esperança de ter um filho.

    Assim, é muito importante que homens e mulheres busquem uma clínica de fertilidade especializada não só na reprodução, mas que conte também com um atendimento multidisciplinar que se preocupe com o emocional dos pacientes, trabalhando suas frustrações e incertezas. 

    O acompanhamento psicológico e nutricional também são formas de acolhimento

    A realização da FIV é um processo que demanda investimento financeiro e psicológico da paciente e da família. Para auxiliar nesse processo, as clínicas de fertilidade oferecem acompanhamento psicológico durante o tratamento.

    É comum que os casais fiquem ansiosos durante o tratamento de fertilidade. A expectativa de terem filhos com o desejo e otimismo sobre o tratamento demanda acompanhamento psicológico para o casal.

    O psicólogo exerce grande função diante do tratamento de fertilidade. Afinal, realizar o sonho de ter um filho pode envolver expectativas e emoções que desencadeiam alguns transtornos como crises de ansiedade e até mesmo a depressão. Dessa forma, o aconselhamento e acompanhamento psicológico é também fundamental.

    A alimentação tem papel muito importante em homens e mulheres no tratamento de fertilidade, visto que as funções vitais resultam de elementos químicos específicos que devem estar presentes no organismo. Por isso, o acompanhamento de um profissional nutricionista também se torna essencial.

    Como é feito o acolhimento dos pacientes

    A reprodução assistida conta com uma investigação de infertilidade e tratamento individualizado, definidos de acordo com as necessidades de cada casal. Por isso, o acolhimento do casal infértil devem ser realizados desde as etapas iniciais, até o final dos procedimentos. 

    É importante que os tentantes sintam-se acolhidos desde a primeira consulta, para poderem tirar dúvidas e questionar sobre os exames e tratamentos. Esse é um momento de escuta, em que o casal deve estar à vontade para expor seus desejos, anseios e expectativas. Uma clínica de fertilidade deve contar com uma equipe multidisciplinar levando a seus pacientes: 

    • conhecimento profundo sobre cada caso;
    • tratamento personalizado e humanizado;
    • confiança e comunicação com a clínica;
    • informações sobre os procedimentos;
    • atendimento diferenciado;
    • assistência completa.

    Você conferiu a importância de escolher uma clínica de fertilidade que ofereça acolhimento, conforto e privacidade durante todo o processo de reprodução assistida. Afinal, a dificuldade para uma gestação causa desgaste físico e emocional. Desse modo, o tratamento humanizado contribui para que o processo seja mais leve, aumentando as chances de sucesso.

    Quer saber mais sobre este assunto? Então, veja as vantagens de fazer seu tratamento na Clínica Huntington Pró-Criar!

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida

    Português do BrasilEnglishEspañol