Veja chás que ajudam na reposição hormonal

A menopausa é uma das fases mais importantes da vida da mulher e ocorre normalmente entre 40 e 55 anos. Ela é causada pelo declínio e cessação da fertilidade feminina, devido à diminuição dos óvulos viáveis do ovário. Quando esse processo ocorre, uma série de mudanças físicas e mentais se faz presente no organismo, principalmente guiadas pelas bruscas e grandes mudanças hormonais comuns do período.

A menopausa pode vir com sintomas desagradáveis e até mesmo traumáticos para uma mulher, como ressecamento vaginal, perda da libido, depressão, ondas de calor, insônia, dores musculares, entre outros. Por isso, vários tratamentos farmacológicos são procurados por mulheres em menopausa, que visam substituir os hormônios que abaixam de nível nesta fase da vida.

Entretanto, estudos recentes mostram que existem opções naturais (e com menos efeitos colaterais) que podem cumprir o papel dessa reposição hormonal. Por isto, separamos uma lista com chás de ervas naturais que podem ajudar com os sintomas que mencionamos, para que a menopausa seja encarada com maior tranquilidade e qualidade de vida. Confira!

Chá de folha de amoreiras

Esse chá medicinal teve origem há vários séculos na medicina oriental e vários estudos modernos demonstraram seus benefícios nos últimos anos. A folha de amoreira tem vários compostos químicos que ajudam a regular os hormônios femininos, além de propriedades que amenizam os sintomas mais desagradáveis da menopausa. O alto teor de cálcio da folha também ajuda a repor o mineral no organismo e a evitar uma das doenças mais comuns que são predispostas pelo declínio hormonal: a osteoporose.

Além disso, o chá também ajuda a combater a hipertensão e o diabetes (duas doenças muito comuns da meia-idade) e seus antioxidantes também funcionam para prevenir alguns tipos de câncer. Pessoas que consomem o chá rotineiramente também relatam melhora da qualidade do sono, maior disposição física e diminuição da ocorrência de doenças infecciosas.

O chá pode ser consumido quente ou frio (de preferência em menos de 24 horas após ser feito) e a infusão é normalmente feita com uma colher de sopa de folhas de amoreiras secas em um litro de água.

ebook

Chá de aquileia, alquemila e sálvia

Esse chá é composto por três ervas com efeitos sabidamente positivos sobre os sintomas da menopausa. A sálvia tem propriedades calmantes, antioxidantes e ansiolíticas. A alquemila melhora o trânsito intestinal e seus flavonoides ajudam a repor níveis hormonais. A aquileia ajuda a manter a hidratação natural da pele, que fica dificultada na menopausa, e tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

O chá deve ser feito misturando-se as três folhas em um recipiente com tampa até que ressequem. Quatro colheres de chá da mistura são suficientes para serem infundidas em um litro de água.

Chás de reposição hormonal não são as únicas opções

Além dos chás descritos acima, a adição de linhaça e soja na alimentação, assim como o consumo do suco natural de couve-flor e cenoura, tem sabidos efeitos contra os sintomas da menopausa. É importante lembrar que essas opções naturais têm poucos ou nenhum efeito colateral e trazem benefícios para praticamente qualquer mulher.

Apesar disso, esses chás devem ser vistos como um tratamento alternativo para a menopausa e não como uma opção principal; dessa forma, seu consumo deve coexistir com o aconselhamento e tratamento médico tradicional.

Gostou de saber mais sobre os chás de reposição hormonal? Deixe seu comentário ou dúvida aqui!

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

0 Comentários

  1. ritasays:

    Boa noite existe algum chá que pode me ajuda a engravida na fertilização in vitro

  2. MARISA ENGELKES MORALESsays:

    BOM DIA.RECOMENDADO POR UMA AMIGA,FAREI UMA EXPERIÊNCIA.POIS FAÇO USO CONTÍNUO DE REPOSIÇÃO (TIBOLONA 2,5 MG),POR TER MUITA DORMÊNCIA NAS MÃOS, OUTROS SINTOMAS NÃO TENHO.PERCO ATÉ FORÇA NAS MÃOS.
    MAS SEI QUE FAZ MAL, POR TER OUTRAS EFEITOS COLATERAIS.
    OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES.
    ENTRAREI EM CONTATO PARA, DIVULGAR SE TEVE O RESULTADO ESPERADO.
    MARISA MORALES

  3. Vandasays:

    Adorei vou fazer???

  4. Rita de Cassiasays:

    Muito bom saber mais sobre os benefícios dos chás…faço reposição hormonal através de remédios mas como já tomo a muito tempo achei melhor dar um tempo e tentar os chás…tomara que dê certo.

  5. Gostei da dica estou quão 40 anos e vou começar a tomar este chá….Vcs poderiam me falar quantas vezes eu preciso tomar este chá por dia,ou quanto tempo preciso tomar bjs.

  6. Nagildasays:

    Gostei vou fazer pois sinto muita dor nas articulações por conta da menor pausa

  7. EUNICEsays:

    Boa noite, gostei muito das dicas, pois já estou com os sintomas de calor e insônia.

  8. Fatimasays:

    Eu ja tomo o cha da amoreira e muito bom amenisa o calor

  9. Cakthia Maria da silvavalencarsays:

    Adorei as dicas dos chás,pois estou com menopausa pós cirurgia e não quero fazer reposição hormonal, por medo um futuro concer. Uma vez que já sou pretensa a desenvolver.

  10. Gostei muito das dicas e informações. Sou adepta de chás e da fitoterapia. Obrigada!

  11. Rosangelasays:

    oi, tenho 43 anos , fiz histerectomia total e faço uso de hormonios bioidenticos há 3 anos. Não consigo ficar sem eles. São hormonios manipulados o valor não é baixo mas como preso muita minha saúde deixo de comprar outras coisas para investir em minha saude.

  12. Taniasays:

    Olá eu tomo Selene estou com 49 anos tomo 4meses e paro depois volto a tomar tentei ficar sem.e.enfrentar por estar com. Um.nodulo benigno mais.nao tem.como a mulher sofre muito.com.isso eu sofro.muito de tudo um pouco vou tentar tomar este chá ….

  13. rosannasays:

    só tenho um orvario com policistos o que devo tomar para acabar pra mim ser mãe novamente só tenho um filho e na tem 16 anos

  14. Narasays:

    Crescimento de pelos nas pernas é por falta de hormônios?

  15. Anônimosays:

    Gente me Ajudem Por Favor eu Tou sem Fertilizar , só Sai um Corrimento branco sem Odor ‘ Mas Não Tou ferlizando Oque Devo Fazer ???

  16. marlene silvasays:

    gotei muito das dicas do chàs estou centindo muito mal deprimida,cansada,mal estar sempre vou começar a tomar esses chas, nao quero tomar hormonio,estou com 50 anos muito obg

  17. Dalcira correasays:

    oi onde posso encontrar esses chás? e quantas vezes posso tomar por dia.

    • procriarsays:

      Oi Dalcira,

      Bom, esses chás você encontra basicamente em lojas de alimentos naturais. Esses são os melhores lugares para se comprar, mas também é possível encontrá-los em grandes supermercados.

      Abraços,
      Marina Moreira, Equipe de Relacionamento Pró-Criar.

  18. Veronicasays:

    Boa noite, alguém me indica um chá para regular os hormônios to tentando engravidar já vai fazer 1 ano mas meus hormônios estão bagunçados!

    • procriarsays:

      Oi Verônica,

      Todos esses chás indicados no artigo são indicados para o seu caso. Além de chás, o óleo de prímula também é muito usado por quem precisa regular os hormônios.
      Mas lembre-se que é fundamental procurar um especialista, só ele saberá informal quais são as alterações no seu organismo e indicar os melhores tratamentos.

      Abraços,
      Marina Moreira, Equipe de Relacionamento Pró-Criar

  19. Lenisays:

    Esses chás como deve se consumido e por quanto tempo?

    • procriarsays:

      Olá Leni, tudo bem?

      Cada organismo reage de uma forma diferente aos chás, por isso o ideal é você procurar um profissional. Só ele é capas de indicar o que é melhor para o seu corpo.

      Abraços,
      Marina Moreira
      Relacionamento Pró-Criar

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"