Veja como a alimentação interfere na sua fertilidade

Ter um filho é algo que muda para sempre a vida de um casal, e essa é uma decisão que normalmente vem de muita reflexão e do desejo profundo de se tornar pais. Porém, infelizmente, pode acontecer que mesmo depois de estar totalmente seguro desse desejo, o casal passe muito tempo tentando, sem conseguir resultados.

A boa notícia é que a infertilidade pode estar sendo causada por algo muito mais simples do que alguma doença ou problema irreversível: a alimentação, tanto do homem quanto da mulher, pode influenciar muito suas chances de conseguir gerar um filho.

Se você e seu parceiro estão na expectativa de conseguir a sonhada gravidez, vejam algumas dicas de como seus hábitos diários de alimentação podem estar interferindo em sua fertilidade:

Bebidas alcoólicas

Muitos casais já sabem que devem evitar consumir bebidas alcoólicas enquanto estão tentando engravidar, mas vale ressaltar aqui a importância e os motivos dessa medida.

O álcool em excesso é prejudicial para o desenvolvimento dos gametas sexuais, resultando, consequentemente, em maiores dificuldades de engravidar. Além disso, lembre-se de que o álcool pode ser prejudicial à formação do bebê nos primeiros meses na barriga da mãe. Para garantir maiores chances de sucesso, o ideal é que o futuro pai e a futura mãe suspendam o consumo de álcool durante as tentativas, e a futura mãe durante todo o período da gravidez.

Alimentos ricos em gordura

O excesso de peso é outro fator que pode estar atrapalhando suas chances, já que está relacionado a problemas hormonais encontrados em ambos os sexos, influenciando a fertilidade, ou seja, o excesso de peso tem ação direta sobre os hormônios, tanto no homem como na mulher.

Ingerir muitos alimentos gordurosos pode ainda trazer outras complicações, como doenças cardíacas, de circulação, diabetes e colesterol alto — mais obstáculos no desenvolvimento de gametas férteis.

Casais que pretendem ter filhos, portanto, devem controlar sua ingestão de gordura, preferindo consumir carnes mais magras e laticínios desnatados, além de praticar exercícios físicos regularmente.

Consumo de alimentos ricos em açúcar

O açúcar também é um dos vilões da alimentação de quem está tentando engravidar. Seu excesso não só pode levar ao sobrepeso, que atrapalha a formação dos gametas, como ainda favorece o desenvolvimento de diabetes, prejudicando a fertilidade em homens e mulheres.

Durante as tentativas, experimente tomar sucos, café e outras bebidas sem adição de açúcar e consuma doces de forma moderada.

Baixo consumo de vegetais, frutas e legumes

Vitaminas e minerais têm um papel importante na formação dos gametas, e a falta deles pode comprometer o bom funcionamento do organismo. Sem a ingestão de frutas, vegetais e legumes na medida certa, as chances de conseguir ficar grávida diminuem. Estes alimentos são substâncias antioxidantes, que limpam nosso corpo de moléculas de oxigênio nocivas, que são os radicais livres.

Procurem complementar sua dieta com frutas, vegetais e legumes todos os dias, e dê preferência aos alimentos livres de agrotóxicos. Não hesitem em buscar a ajuda de um nutricionista, caso achem necessário.

Em suma, podemos perceber que, para manter os níveis de fertilidade do casal e aumentar suas chances de realizar o sonho de ter filhos, é preciso que ambos mantenham um estilo de vida saudável. Se, mesmo com todos esses cuidados, vocês ainda não estiverem conseguindo engravidar, não se preocupem: a medicina oferece hoje em dia diversas soluções para casais nessa situação. Conheça algumas delas no nosso site e comentem, caso ainda tenha dúvidas sobre como alimentação influencia sua fertilidade!

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

0 Comentários

  1. This website was… how do you say it? Relevant!! Finally I’ve found something which helped me.
    Cheers!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"