Tentando engravidar: 5 coisas que você pode estar fazendo errado

gravidez é uma fase especial com a qual muitas mulheres sonham. Mas, muitas vezes, as tentativas acabam não dando resultado e acabam frustrando e preocupando o casal. Se você está tentando engravidar sem obter sucesso, pode estar errando em algum ponto.

Muitos casais podem cometer erros muito comuns na hora de tentar gerar uma nova vida e, por isso, as tentativas não funcionam. Sendo assim, no post de hoje você verá o que pode ser feito para aumentar as suas chances de engravidar. Continue a leitura!

Errar na contagem do período fértil

Engravidar também pode ser sinônimo de fazer algumas contas para que a relação sexual aconteça no período favorável, ou seja, no período fértil da mulher. Muitos casais acabam se preocupando em ter o maior número de relações possíveis, porém, se esquecem de contar quais são os dias mais prováveis para que a fertilização aconteça.

A melhor data é a partir do 10º dia do ciclo, se estendendo até o 20º dia. Se o ciclo menstrual for muito irregular, o ideal é ter relações sexuais no mínimo 3 vezes por semana, em dias alternados.

Ter poucas relações sexuais

Saber o período fértil é muito importante para acertar na data correta em que a fertilização pode acontecer com mais facilidade, mas focar somente nessa data e ter relações sexuais só nesses períodos também pode ser um erro.

Dessa forma, o ideal é que você e seu parceiro tenham relações com frequência, sem dar longos intervalos de pausa. O corpo é uma caixinha de surpresas e nada impede que uma pequena vida seja gerada em uma data inesperada.

Focar a atenção apenas na saúde reprodutiva

Quando os casais resolvem ter um filho e não conseguem engravidar nas primeiras tentativas, logo pensam em problemas de reprodução no homem ou na mulher. Porém, outros problemas de saúde podem afetar diretamente a fertilidade, tais como tabagismo, estresse, obesidade, má alimentação e até o uso de alguns medicamentos.

Por isso, antes de focar na saúde do seu corpo com relação à infertilidade, pense se algum dos seus hábitos pode estar colaborando para a dificuldade de engravidar.

Ficar preso a uma posição

Muitos mitos circundam as tentativas de engravidar. Um deles é aquele que diz que a mulher deve ter relações sexuais em uma posição apenas: aquela em que o esperma possa correr melhor pelo útero. Também há o mito de que depois da relação, a mulher deve ficar alguns minutos com o quadril para cima.

Ao ejacular, o esperma do homem fica no canal vaginal e entra para o útero, independentemente da posição em que a mulher se encontra. Desse modo, fique na posição que for mais prazerosa para você e não esquente a cabeça com isso.

Esperar demais para consultar um médico

Ao decidir engravidar, é preciso ter em mente que pode ser que o resultado positivo não venha em apenas um ou dois meses. Se você estiver tentando há mais de 12 meses, já é o momento de procurar um especialista. Porém, se você tem mais de 35 anos, espere seis meses antes de consultar um profissional, já que as chances de fertilidade diminuem depois dessa idade.

Quando está tentando engravidar, o casal precisa ter ainda mais cumplicidade e compreensão. Não se culpar e ter em mente que é normal que algumas tentativas sejam feitas antes de obter a boa notícia são dicas imprescindíveis para ter sucesso, assim como saber o momento certo de procurar um bom profissional.

Gostou do nosso post de hoje? Não deixe de escrever seu comentário no espaço abaixo!

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

0 Comentários

  1. Angélicasays:

    Obrigada pelas dicas!

  2. Magna rodrigues de Oliveirasays:

    Não estou tentando engravidar mais. Tenho 49 anos e anos passado fiz 3 FIVs e não deram certo. Não tenho condições emocionais e financeiras e nem idade para tentar mais. Obrigada pela dica, mas não vale mais pra mim.

  3. Karlasays:

    Valiosas dicas… A Procriar, como sempre, lançando luz sobre a questão reprodutiva.

  4. Sandrasays:

    Nossa que matéria muito boa isso ajuda a muitas mulheres assim como eu.

  5. Ediana B. X. Leitesays:

    É hoje eu estou com 41 anos G6P0A6, 2 tentativas de FIV sem sucesso. Sem condições financeiras para tentar mais Fiv. Só se Deus me conceder um filho método natural. Amém e obrigada!

  6. Edislasays:

    Gostaria de sugerir uma matéria sobre doação de ovúlos.( quanto tempo leva pra encontrar uma doadora,chances de dar certo,se há casos em não se encontra doadora, se há limite de idade pra receptora,etc.)

  7. A medicina sempre ajudando casais que por algum motivo não conseguiam engravidar, conheci varias pessoas que realizaram o sonho de ter um filho com ajuda de médicos especialista em reprodução humana. Existem casos impossíveis e com a ajuda da medicina e de Deus o sonho se realiza.

  8. Paulasays:

    Oi ótima matéria

  9. Gabriela Limasays:

    Olá Tentantes .
    Tudo bem? Nossa que interessante esse artigo, já estou na luta pelo o meu positivo a alguns anos e nesse tempo descobri que tinha miomas que me impediam do tão sonhado positivo mas a 2 meses fiz uma cirurgia para retira-los , mudei a minha alimentação , estou tomando ácido fólico e depois de muitas pesquisas descobri um remédio natural maravilhoso e agora tenho certeza que o meu positivo VEM ….
    Meninas que também estão sonhando com o positivo ou que precisa de uma ajudinha com libido, recomendo esse remédio e tenho certeza que com a benção de Deus em breve estaremos com os nossos milagres nos braços.
    👇👇👇
    https://bit.ly/2xr3IKB

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"