Sonho de ser mãe: por onde começar?

Um momento muito especial na vida de uma mulher é quando ela decide ter filhos. Felizmente, hoje em dia é possível e recomendável que essa importante etapa seja discutida, planejada e avaliada emocional e racionalmente pelos futuros pais, de forma a se encaixar tranquilamente em suas realidades. Afinal, embora seja a fonte de uma das maiores felicidades que podemos almejar, os filhos exigem grande responsabilidade e dedicação.

Por isso, antes de caminhar por essa estrada, a mulher, deve se informar sobre todos os estágios da gravidez, as modificações que ocorrem em seu organismo, assim como quais são os cuidados que ela deve ter com sua própria saúde e a do bebê, quando ele ainda está dentro de seu útero.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te mostrar quais são os primeiros passos que precisam ser tomados por quem sonha em ser mãe. Confira:

 

Quero ser mãe, mas por onde começar?

Alguns detalhes devem chamar sua atenção antes de você planejar sua gestação. Não se apresse e pense com calma em cada repercussão que a gestação e um filho pode trazer na sua vida!

Preparação física

A gestação é um processo que exige muito do organismo feminino e, por isso, a saúde da futura mamãe deve estar adequada para conceber e criar a nova vida. É recomendável que você faça um checkup geral do seu corpo para garantir que nenhuma doença atrapalhe a gestação, como a hipertensão, diabetes e infecções.

Preparação emocional

Muitas pessoas não se dão conta da exigência emocional que uma gestação e um filho recém-nascido podem trazer à vida de um casal. Muitos aspectos da sua rotina serão modificados com a chegada de uma criança.

Alinhe seus desejos com sua realidade e avalie se este é de fato o melhor momento para ter um filho, tanto nos aspectos financeiros quanto nos emocionais. Converse bastante com seu parceiro para garantir que os dois tenham uma relação sólida e alinhada com a perspectiva da gestação e da paternidade.

 

Entendendo o meu corpo

Sinais físicos que podem indicar a gravidez

Quando a gravidez se instala no corpo da mulher, várias modificações hormonais tomam parte imediatamente. Por isso, alguns sintomas e sinais costumam aparecer precocemente, indicando à mulher que a gestação pode ter de fato se iniciado.

Os sinais iniciais mais comuns da gravidez são:

  • cessação da menstruação;
  • mudanças súbitas de humor;
  • náuseas e vômitos; e
  • modificações do apetite.

Entretanto, estes sintomas nem sempre ocorrem e a única maneira de ter certeza da gravidez é por meio de exames laboratoriais.

Exames iniciais

Embora os testes de gravidez vendidos em farmácias sejam bastante sensíveis, somente os exames médicos podem detectar a gravidez com 100% de certeza.

O exame mais sensível à gestação é o Beta-HCG, que detecta este hormônio no organismo da mulher. Como ele só é produzido quando o embrião se implanta no útero feminino, sua presença confirma a gestação.

Algumas semanas depois, o ultrassom também confirma a gravidez e é essencial para verificar se tudo está correndo bem.

 

Dificuldades para engravidar: onde conseguir ajuda?

Se sua gestação não está ocorrendo no prazo que você deseja, não se desespere. É extremamente comum que casais não consigam engravidar logo após as primeiras tentativas.

Entretanto, caso a gravidez ainda não tenha ocorrido após 1 ano de tentativas, talvez seja benéfico procurar clínicas especializadas em fertilidade para aconselhamento profissional, verificação da saúde dos pais e, caso necessário, aplicação de técnicas específicas para contornar possíveis casos de infertilidade.

 

Já estou grávida, e agora?

O sonho de ser mãe é algo presente na vida de muitas mulheres, no entanto, nem todas sabem o que fazer quando ele está prestes a acontecer! Por isso, escrevemos esse artigo completo com tudo o que precisa ser levado em conta para se ter uma gravidez saudável e tranquila.

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"