Receba nossas novidades

Doenças sexualmente transmissíveis prejudicam a fertilidade?

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Atualmente, as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são consideradas um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Além disso, muitas dessas doenças podem afetar a fertilidade de casais. Por ano são infectados 10 milhões de brasileiros, em sua maioria jovens em idade reprodutiva.

     

    As DSTs são causadas por fungos, bactérias, vírus ou protozoários e podem afetar significativamente a saúde sexual e reprodutiva, sobretudo quando não são tratadas. Infelizmente as doenças sexualmente transmissíveis que mais afetam a fertilidade feminina e masculina não costumam apresentar sintomas claros, mas podem ser detectadas por meio de consultas e exames periódicos.

     

    Doenças Sexualmente Transmissíveis e Fertilidade

    As DSTs que mais afetam a fertilidade feminina e masculina são a clamídia e a gonorréia. No caso de mulheres grávidas, a clamídia e a gonorreia podem causar graves complicações e até aborto. Entenda como essas duas doenças sexualmente transmissíveis são contraídas e como atuam no sistema.

     

    Como as doenças são transmitidas?

    A principal forma de transmissão é por meio de relação sexual sem uso de preservativo com uma pessoa infectada, seja sexo oral, vaginal ou anal. A transmissão também pode acontecer durante o parto vaginal e a gonorreia pode passar pelo uso de roupa íntima ou objetos contaminados, porém são casos raros.

     

    Quais os sintomas da Gonorreia?

    A gonorreia infecta especialmente a uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo, causando infecção e inflamação local. Nos homens os sintomas são mais aparentes: ardor ao urinar e secreção de pus pela uretra.

     

    Já nas mulheres os sintomas podem não ser aparentes ou se manifestar de forma muito tênue com leve ardor ao urinar, coceiras, corrimento ou dor durante as relações sexuais. Quando a doença se agrava pode causar infertilidade por meio de inflamação nos testículos e próstata masculinos e inflamação pélvica feminina.

     

    Quais os sintomas da clamídia?

    A Clamídia é a doença sexualmente transmissível mais recorrente no mundo e na maior parte das vezes não apresenta sintomas aparentes. Estima-se que 75% dos portadores não percebem que foram afetados.  Devido à ação silenciosa da doença muitos portadores demoram a procurar um tratamento. O que aumenta o risco de contágio de seus parceiros sexuais e o agravamento da doença.

     

    Quando os sintomas se manifestam, eles costumam aparecer entre uma e três semanas após a contaminação. Nos homens a doença pode causar ardor ao urinar, dor nos testículos, inchaço no saco escrotal e corrimento de pus pela uretra. Nas mulheres os sintomas podem ser dor abdominal, corrimento vaginal, dor durante as relações sexuais, sangramento vaginal fora do período menstrual e ardor ao urinar.

     

    Quando a doença atinge um estágio mais avançado, assim como a gonorreia, ela pode causar inflamação na próstata e, nas mulheres pode resultar em uma inflamação pélvica.

     

    Como elas podem ser diagnosticadas?

    Para conhecer o diagnóstico de ambas as doenças é necessário consultar com um especialista: um ginecologista no caso das mulheres ou um urologista no caso dos homens. O médico deve ser procurado assim que são detectados os primeiros sintomas, de forma a evitar complicações e aumentar a eficácia do tratamento. As duas doenças costumam ser diagnosticadas analisando uma amostra de urina ou de corrimento purulento, quando esse sintoma se manifesta.

     

    Como as DSTs afetam a fertilidade?

    Quando diagnosticadas no princípio, as infecções não afetam a fertilidade masculina nem feminina. Porém em seu estágio mais avançado podem causar infecções e inflamações semelhantes que comprometem os órgãos reprodutores. Nos homens as duas doenças podem alcançar o testículo e o epidídimo (local em que o sêmen é armazenado), alterando a produção de espermatozoides.

     

    O processo de infecção, nas mulheres pode chegar ao útero, tubas uterinas e ovários, causando além da infertilidade uma complicação grave chamada doença inflamatória pélvica (DIP). A Clamídia é ainda mais grave para as mulheres, pois pode predispor, em decorrência do acometimento das trompas, gravidez tubária ou ectópica. O processo pode chegar a romper a trompa e causar hemorragia interna.

     

    Como é feito o tratamento?

    O tratamento é feito com o uso de uma combinação de antibióticos para que as bactérias sejam eliminadas. Os sintomas da clamídia e da gonorreia são muito parecidos e as doenças são frequentemente associadas, portanto os especialistas costumam passar antibióticos que eliminam as duas infecções.

     

    Depois de iniciado o tratamento é importante que o paciente não mantenha relações sexuais durante uma semana, até que as bactérias sejam eliminadas e informe às pessoas com quem manteve relações sexuais nos últimos meses para que realizem um diagnóstico. É importante realizar o tratamento completo e assegurar que as bactérias foram completamente eliminadas do organismo.

     

    Caso o diagnóstico demore ou as bactérias não sejam completamente eliminadas, podem gerar danos irreversíveis à fertilidade; nesses casos a alternativa é recorrer à fertilização in vitro.

     

    Como prevenir para preservar a fertilidade?

    A prevenção da gonorreia e da clamídia é a mesma máxima válida para todas as doenças sexualmente transmissíveis: utilizar preservativo durante as relações sexuais, limitar o número de parceiros, realizar exames de rotina regularmente.

     

    Ficou alguma dúvida?

    Esperamos que as informações tenham tirado a maioria de suas dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis, mas se ainda restou alguma, entre em contato com a gente, ou se preferir, agende uma consulta com um dos nossos médicos especialistas.

     

    Grupo Huntington atua há quase três décadas transformando sonhos em vida e buscando oferecer tecnologias eficazes na reprodução assistida, sempre com o olhar humanizado.

     

    Temos unidades em Belo HorizonteSão PauloCampinas e Brasília. A gente sonha e acredita junto com você.

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida