Clínica de fertilidade: o que é saúde gestacional e como uma clínica pode ajudar você

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    A gestação é um dos momentos mais importantes na vida. Quando ela não ocorra de forma natural, é possível obter ajuda em uma clínica de fertilidade para realizar o sonho de ter um filho. 

    Esta instituição não é voltada somente para o momento da fertilização. As clínicas estão presentes na vida dos casais ou mães solo desde a primeira consulta. Além de exames realizados para diagnosticar possíveis causas que impedem a gravidez, realizam avaliações sobre os riscos durante o período gestacional, para que a paciente possa engravidar no momento adequado. A seguir, veja como isso é feito na clínica de fertilidade!

    O que é saúde gestacional?

    A saúde gestacional está relacionada à saúde da mulher e do bebê durante o período de gravidez. Não é preciso que a gestação seja considerada de risco para que o acompanhamento da saúde gestacional, seja realizado. 

    Para isso, após a confirmação da gravidez, a clínica de fertilidade oferece a assistência inicial do pré-natal, para que o médico possa registrar o estado de saúde da mãe e do bebê, assim como detectar possíveis riscos, doenças e tratamentos que devem ser realizados de forma precoce.

    Qual a relação da saúde gestacional com tratamentos de fertilidade?

    Os tratamentos de fertilidade visam uma gestação segura e tranquila. Além disso, para manter a saúde gestacional, as tentantes são acompanhadas não só durante o período de procedimentos, mas também após a confirmação da gestação. 

    Nas consultas iniciais, o casal pode tirar dúvidas, receber orientações e entender a influência de alguns fatores relacionados à saúde gestacional, como o estilo de vida e estado nutricional.

    Hábitos como o consumo excessivo de álcool, cigarro, ingestão de alimentos inadequados e o sedentarismo estão relacionados não só ao baixo sucesso de tratamentos de fertilização, mas também ao aumento de problemas de saúde durante a gestação. Além disso, algumas condições, como doenças prévias, uso de medicamentos, sobrepeso e obesidade podem aumentar o risco para desenvolvimento de patologias e complicações, assim como o baixo peso.

    4 coisas que uma clínica de fertilidade faz pela saúde gestacional 

    Considerando que alguns fatores estão relacionados com a saúde gestacional, é importante escolher uma clínica de fertilidade que ofereça assistência adequada com orientações e atendimento de qualidade. A seguir, veja 5 coisas que uma clínica de fertilidade faz pela saúde gestacional.

    1. Apoio nutricional

    O apoio nutricional tem um importante papel na saúde gestacional, considerando que a mulher deve manter uma dieta balanceada que possa levar nutrientes para seu organismo e também o do bebê. 

    Por isso, escolher uma clínica de fertilidade que ofereça acompanhamento nutricional com profissionais habilitados é fundamental. Afinal, as clínicas de reprodução assistida devem se preocupar com os pacientes como um todo, realizando o acompanhamento do nutricionista, assim como psicológico e ginecológico.

    2. Acompanhamento psicológico

    A realização dos procedimentos para engravidar demanda investimento psicológico da paciente e de sua família. Para ajudar nesse processo, a clínica de fertilidade deve oferecer acompanhamento psicológico durante o tratamento e no período gestacional. 

    Isso porque, a ansiedade e insegurança dos casais durante o tratamento de fertilidade também pode estar presente na gestação. Essa expectativa é comum, principalmente em pais de primeira viagem.

    3. Incentivo à prática de atividades físicas

    Assim como uma alimentação saudável, a prática regular de atividades físicas é muito importante também durante a gravidez. Além de evitar o sedentarismo, a prática de atividades ajuda a aliviar a tensão, fadiga e melhora a circulação da gestante.

    Os profissionais devem recomendar exercícios corretos para se fazer durante a gravidez, melhorando a saúde gestacional. Entre as práticas indicadas estão: caminhadas, pilates, natação, ioga e hidroginástica. Ou seja, atividades que ajudam no alongamento, fortalecimento e não oferecem risco de queda ou impacto.

    4. Orientação para repouso

    Por fim, outra orientação importante para manter a saúde gestacional é manter o repouso. É importante entender que a gravidez não pode ser vista como uma doença. Por isso, a mulher deve continuar vivendo sua rotina da forma mais normal possível. 

    No entanto, o corpo da gestante trabalha para manter dois indivíduos durante 9 meses. Dessa forma, é preciso ter alguns momentos para o cuidado em repouso. 

    A mulher deve tirar todas as dúvidas e receber essa orientação do médico, de forma a manter-se atenta aos sinais do seu corpo, evitando ultrapassar limites que possam levá-la à exaustão.

    Agora você já sabe o que é saúde gestacional e a importância de escolher uma clínica de fertilidade que mantenha o acompanhamento adequado à gestante durante todo o período gravídico, garantindo que sejam 9 meses de tranquilidade e segurança.

    Gostou deste conteúdo? Então, veja como se preparar para a consulta em uma clínica de reprodução assistida!

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida

    Português do BrasilEnglishEspañol