Sintomas da gravidez pós-FIV: como lidar com a ansiedade e incerteza

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Sintomas da gravidez pós-FIV

     

    Quando uma pessoa procura uma clínica de reprodução assistida para realizar seu sonho de formar uma família, passará por algumas etapas até que esse desejo se concretize. Entre elas estão a consulta com um especialista e a realização de alguns exames para que se possa diagnosticar com precisão as causas de infertilidade e assim definir qual a melhor opção de tratamento de infertilidade.


    Explorando opções de tratamento : da Inseminação à FIV


    Para cada caso existe um tratamento que pode ser mais eficiente: coito programado, inseminação intrauterina, ICSI ou fertilização in vitro (FIV).  

    A FIV é uma técnica de maior complexidade, mas com maiores chances de sucesso de gravidez – cerca de 60%. O tratamento é indicado nos seguintes casos: 

    • Mulheres com idade avançada; 
    • Casais com dificuldade de engravidar naturalmente sem causa aparente; 
    • Casais com histórico de doenças genéticas; 
    • Mulheres com baixa reserva ovariana; 
    • Mulheres com doenças como endometriose profunda e síndrome dos ovários policísticos;  
    • Homens com baixa concentração ou mobilidade dos espermatozoides; 
    • Casais homoafetivos masculinos ou femininos;
    • Homens ou mulheres que desejam ter filhos sem um parceiro ou parceira. 

     

    Entendendo a Fertilização in Vitro: Passo a Passo?

    O tratamento de fertilização in vitro é realizado em algumas etapas. São elas: 

    Estimulação ovariana 

    Consiste na administração de hormônios, por via oral ou subcutânea, para estimular os ovários a produzirem mais óvulos maduros. Esta etapa dura, em média, 10 a 12 dias. 

    Coleta de óvulos 

    Os óvulos são coletados por meio de uma punção. O procedimento leva em torno de 15 minutos e é feito com a paciente anestesiada, através de uma agulha acoplada em uma sonda de ultrassom que é inserida pela vagina. 

    Coleta de espermatozoides 

    No mesmo dia da coleta de óvulos é realizada a coleta de espermatozoides do parceiro por meio da masturbação. Sintomas de Gravidez pós FIV

    Fertilização 

    O encontro de óvulos e espermatozoides ocorre em laboratório. Após atingir o estágio ideal, os embriões formados são transferidos para o útero. 

    Transferência embrionária 

    Os melhores embriões são inseridos no útero por meio de um cateter com o auxílio do ultrassom. O procedimento é feito em laboratório e leva cerca de 15 minutos. Não é necessária anestesia.  

    Confirmação da gravidez 

    O teste de gravidez é feito cerca de 9 a 12 dias após a transferência.  

     

    Sintomas de Gravidez pós FIV

     
     

    Identificando Sintomas de Gravidez após a Fiv?


    Conforme dito, para ter certeza de que o procedimento foi realizado com sucesso e que a gravidez foi alcançada, é preciso realizar um teste de gravidez, seguido de uma ultrassonografia. Esse exame mostra se a gestação está ocorrendo dentro do útero, além de identificar os batimentos cardíacos do feto.   

    Também é feito o cálculo da idade gestacional do embrião para que o médico possa checar se ela está compatível com a data da transferência embrionária. Sintomas de Gravidez pós FIV

    Assim, é possível que, com o sucesso do tratamento, a mulher já apresente alguns sinais, como: 

    • Aumento da sensibilidade ou inchaço na região mamária; 
    • Fadiga e cansaço; 
    • Sonolência; 
    • Irritabilidade; 
    • Cólicas na parte inferior do abdômen; 
    • Sangramento leve, que acontece cerca de sete a nove dias após a transferência. 

    Nem sempre a ausência desses sinais significa que a fertilização in vitro não deu certo. É comum que as mulheres não apresentem nenhum tipo de sintoma, por isso o exame de gravidez é fundamental.  

    Devo me preocupar com algum sintoma? 

     

    Se a mulher sentir algum sintoma que não os citados acima, como dores abdominais muito intensas ou hemorragias, deve procurar seu médico especialista em reprodução assistida para uma avaliação.  

    Dúvidas frequentes 

     

    Após a etapa da transferência e até que seja confirmada a gravidez, algumas dúvidas podem surgir. Uma das mais comuns é em relação ao que a mulher pode ou não fazer após o procedimento que possa aumentar as chances de sucesso do tratamento.  

    Não existe nenhum estudo que demonstre que o repouso é necessário após a transferência, porém, é recomendado que a paciente evite a prática de esporte ou atividade física, assim como esforços exagerados. Também é recomendado que a mulher não tenha relações sexuais neste período. Além disso, é preciso evitar: 

    • Consumo de bebida alcoólica; 
    • Cigarro; 
    • Medicamentos sem prescrição médica; 
    • Drenagem linfática. 

     

    Ansiedade e incerteza: como lidar?   

     

    A espera pelo resultado da fertilização in vitro causa grande ansiedade, o que é normal. Só sabemos se o procedimento deu certo pelo resultado positivo do exame de gravidez. Sintomas de Gravidez pós FIV

    É um período de muitas dúvidas, mas é importante manter o pensamento positivo e aguardar o resultado. Até que o teste seja realizado, deve-se manter as medicações prescritas pelo médico, mesmo que você decida fazer um teste de farmácia e este dê negativo.  

    Para lidar com a ansiedade neste momento, você deve, por exemplo: 

    • Manter sua rotina de vida; 
    • Ler um livro; 
    • Assistir seus filmes preferidos; 
    • Meditar, para manter a ansiedade controlada; 
    • Fazer um curso;  
    • Cuidar do jardim ou adotar outro hobby. 
    •  

    A clínica e o médico devem também me dar suporte nesse momento?   

     

    Contar com uma equipe multidisciplinar nesse momento é bastante importante.  Buscar por uma clínica que cuide da saúde psicológica e emocional dos pacientes é fundamental. Muitas possuem serviço de apoio psicológico disponível durante todo o tratamento. 

    É comum surgirem medos e receios nos futuros pais e mães, que se perguntam: Serei um bom pai ou boa mãe? Como será o parto? Meu bebê vai nascer saudável? Quais sintomas posso ter durante a gestação? E se o procedimento não der resultado? 

    Por isso, ter um profissional preparado para sanar suas dúvidas e auxiliar para que esse período seja mais tranquilo pode fazer toda a diferença.  

     

     Como escolher a Clínica de Reprodução Assistida  ?


    Escolher uma clínica de reprodução humana não é uma tarefa simples, principalmente para quem nunca pensou em procurar por um especialista nesta área.  

    Vários fatores devem ser observados já na primeira visita, como a infraestrutura oferecida, qualidade dos equipamentos, qualificação dos profissionais e atenção dispensada durante o atendimento são alguns deles. 

    Se possível, peça para conhecer o espaço, converse com pessoas que fizeram o tratamento na instituição e tire todas as suas dúvidas. Um bom profissional é aquele que não se furta a responder a todas as suas perguntas.  

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida