8 sinais de possíveis problemas de fertilidade feminina

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Problemas de Fertilidade feminina: Reconhecendo sinais e entendendo causas

    Poucas coisas podem assustam mais uma mulher do que problemas de fertilidade feminina. O medo de descobrir que existe uma dificuldade para engravidar deixa muitas mulheres inseguras para visitar um médico e entender a situação. A infertilidade em Homens e Mulheres é frequentemente caracterizada pela dificuldade do casal em obter uma gestação após um ano de vida sexual regular sem uso de métodos anticoncepcionais, especialmente quando a mulher tem até 35 anos, ou após seis meses, quando ela está acima dessa idade.

    Pode causar sofrimento significativo, estigma e dificuldades financeiras, afetando o bem-estar mental e psicossocial das pessoas.

    Apesar disso, o nosso organismo é muito sábio e, por isso, é capaz de nos enviar sinais biológicos que podem indicar que algo está errado. Se você quer descobrir quais sinais podem apontar possíveis problemas de fertilidade nas mulheres, que tal conferir o nosso artigo sobre o assunto? Use essas informações a seu favor!

    Sinais e Causas Comuns de Infertilidade nas Mulheres:

    Impacto da Endometriose e Miomas na Fertilidade

    As mulheres que apresentaram diagnóstico de endometriose ou de miomas ovarianos têm mais chances de apresentar quadro de infertilidade do que aquelas que não tiveram problemas ginecológicos.

    A endometriose é uma doença que pode cursar com a dificuldade para engravidar. Algumas vezes a mulher apresenta sintomas como cólicas menstruais intensas, dores na relação sexual, alterações nos hábitos intestinais e urinários. Outras vezes, o diagnóstico pode ser feito pela dificuldade de engravidar.

    Os miomas uterinos podem variar em tamanho, número e localização no útero. Alguns sintomas incluem dores pélvicas, sangramento menstrual aumentado, aumento do útero.

    Como a Irregularidade Menstrual Pode Indicar Problemas de Fertilidade:

    Você tem percebido menstruações irregulares?

    Esse também pode ser um indício de que você tem problemas de fertilidade. O ciclo menstrual da mulher tem cerca de 28 dias, podendo variar para um pouco menos ou mais, mas mantendo o ritmo do organismo de cada mulher.

    Porém, algumas mulheres podem menstruar antes do previsto ou muito depois da data, e a menstruação pode falhar. Esses fatores caracterizam o ciclo menstrual irregular.

    A menstruação irregular pode ser uma consequência de vários fatores — emocionais, hormonais e até mesmo nutricionais —, mas também sinalizam problemas como cistos ovarianos, que interferem na fertilidade, que podem gerar problemas de fertilidade nas mulheres.

    A Ligação entre Cólicas Intensas e Problemas de Fertilidade

    As cólicas menstruais leves são sintomas naturais do ciclo ovariano da mulher; entretanto, quando elas se apresentam exageradas e lhe deixando pouco funcional durante esse período, elas podem indicar algum  problema saúde reprodutiva.  Cólicas exageradas geralmente são associadas à endometriose, condição clínica que afeta a fertilidade.

    Efeitos dos Hábitos de Vida na Fertilidade Feminina

    Mulheres que fumam e/ou bebem muito, e se alimentam de maneira completamente desequilibrada, podem apresentar dificuldades na hora de tentar engravidar. Esses fatores externos, como o tabagismo e a ingestão elevada de compostos danosos ao organismo, podem influenciar no metabolismo correto do corpo, resultando em baixa fertilidade na mulher.

    Peso Corporal e sua Influência na Capacidade de Engravidar

    Mulheres abaixo ou acima do seu peso corporal ideal podem ter dificuldades para engravidar, pois essa característica está diretamente ligada à produção hormonal.

    Quando os hormônios do corpo estão desregulados, a mulher pode ovular de maneira irregular e apresentar problemas de fertilidade.

    Além disso, quando o peso corporal está muito abaixo do ideal, a mulher também pode apresentar uma queda nutricional no organismo. E não possuindo os nutrientes necessários para uma gestação, conseguir engravidar pode se tornar mais difícil.

    Doenças Crônicas e seu Impacto na Fertilidade

    Mulheres que apresentam diagnóstico de doenças como a diabetes, a hipertensão, a obesidade e até mesmo o colesterol alto, são classificadas no grupo de risco para ter baixa fertilidade.

    Isso acontece porque as doenças crônicas interferem de maneira significativa no metabolismo corporal, que pode ter, como uma de suas consequências, alterações na fertilidade feminina.

    Tratamentos com radiação ou quimioterapia

    Tratamentos médicos realizado com compostos invasivos e que apresentam efeitos colaterais, como a radiação ou a quimioterapia, podem influenciar na capacidade da mulher em se apresentar fértil.

    Isso acontece porque a radiação ou quimioterapia, ao agirem nas células doentes, tentando eliminá-las, também agem em células boas como os gametas, podendo eliminar toda a reserva de óvulos que a mulher possui.

    Idade acima de 35 anos

    Embora esse fator não seja necessariamente um problema e trate-se de um processo natural do organismo, mulheres acima de 35 anos podem ter mais dificuldade para engravidar.

    Isso acontece devido a redução da reserva ovariana da mulher e alterações na qualidade do óvulo. O fato de a quantidade de óvulos da mulher estar reduzida, pode dificultar a fertilização.

    Ao contrário dos homens, a mulher não produz suas células reprodutivas ao longo de vida. Assim que nasce, a mulher já traz consigo os óvulos para toda a sua vida. Ao longo do tempo, ocorre um processo fisiológico de perda ovular, que é um processo natural e inexorável. Com isso, com o passar dos anos vai-se reduzindo a reserva ovariana além de que os óvulos que permanecem vão sofrendo a ação do tempo.

    Mesmo conhecendo todos os possíveis sinais que indicam problemas de fertilidade nas mulheres, nenhum diagnóstico clínico pode ser fechado sem a avaliação e o acompanhamento de um médico especialista em problemas de fertilidade.

    Saiba quais são os principais exames para investigação da infertilidade nesse artigo. Clique aqui para ler.

    Mesmo conhecendo todos os possíveis sinais que indicam problemas de fertilidade nas mulheres, nenhum diagnóstico clínico pode ser fechado sem a avaliação e acompanhamento de um médico especialista em problemas de fertilidade.

    Muitas vezes, a dificuldade de engravidar pode ser consequência de uma soma de fatores encontrados na mulher e no homem, que não permitem que o casal seja considerado fértil. Por isso, se você desconfia que apresenta um dos sinais acima, não hesite em procurar a orientação de um especialista.

    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato ou agende uma consulta com nossos especialistas em fertilidade.

    Grupo Huntington atua há quase três décadas transformando sonhos em vida e buscando oferecer tecnologias eficazes na reprodução assistida, sempre com o olhar humanizado.

    Temos unidades em Belo HorizonteSão PauloCampinas e Brasília. A gente sonha e acredita junto com você.

    infertilidade feminina

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida