O que é climatério e qual sua relação com a fertilidade

O climatério é o momento que marca a fase de transição do período fértil para o não-fértil, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.

Esse processo ocorre entre os 45 a 50 anos da mulher.

Qual a diferença entre climatério e menopausa?

Na menopausa há ausência total do período menstrual durante um ano inteiro. 

Antes de a menstruação cessar de vez, ela fica irregular, podendo não acontecer durante um ou mais meses, mas, eventualmente, acontece. 

Nessa fase, os hormônios começam a sofrer grandes alterações, o que acaba ocasionando aquelas famosas ondas de calor e uma alteração da libido. 

Climatério

É justamente a fase que antecede a menopausa que chamamos de climatério.

Como durante o climatério ainda existe o ciclo menstrual, mesmo que irregular, significa que ainda existe ovulação, por isso uma gravidez durante o climatério é totalmente possível, mesmo que seja bastante raro.

Climatério e Fertilidade

Ao longo da vida, a fertilidade da mulher cai progressivamente. As chances de uma mulher com 25 anos de engravidar naturalmente são muito diferentes de uma mulher após os 35 anos.

Dessa forma, considerando que o climatério é um período que ainda existe ovulação, mas de forma irregular, podemos dizer que no climatério as chances de uma gravidez natural são menores.

Isso não quer dizer que a gravidez natural não possa ocorrer. É importante consultar um médico para realização de exames para compreender a situação.

Soluções que podem ser adotadas

Lembramos sempre da necessidade da consulta médica para uma avaliação mais minuciosa sobre o caso.

Quer saber mais?

Gostou do nosso conteúdo? Confira nosso blog e saiba mais sobre tratamentos de fertilidade.

Equipe Médica Revisora do Texto

Dr. Ricardo Marinho, Dra. Hérica Mendonça, Dra. Leci Amorim, Dr. Fábio Peixoto, Dra. Luciana Calazans e Dr. Leonardo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"