Receba nossas novidades

Coito programado: o que é e como funciona?

RECEBA NOSSOS PRÓXIMOS
CONTEÚDOS EXCLUSIVOS:

    Compartilhe este post

    Quando se fala em tratamentos de fertilidade, muita gente pensa logo na fertilização in vitro como única opção. Apesar disso, existem outros tratamentos menos complexos e que podem fornecer como resultado a tão esperada gestação. Um dos exemplos é o coito programado, que é uma opção viável para casais em idade reprodutiva e que desejam facilitar o processo de fecundação. Conheça a seguir o que é e como funciona esse tratamento e tire todas as suas dúvidas:

     

    O que é coito programado?

    O coito programado nada mais é do que uma forma de estimular a fertilidade da mulher por meio do uso de medicamentos específicos. Com essa estimulação de fertilização, o casal precisa manter relações sexuais dentro de uma janela de tempo considerada ótima, o que aumenta as chances de fecundação do óvulo e, portanto, de gravidez. É um dos métodos de fertilização mais antigos que existem e sua taxa de sucesso depende da idade da mulher, das condições hormonais e de saúde, da atividade ovariana e da causa da infertilidade.

     

    Como ele funciona?

    O método do coito programado funciona graças ao estímulo de até 3 folículos dos ovários por meio de medicamentos orais ou injetáveis, que precisam ser administrados durante um determinado período de tempo. A utilização dos medicamentos começa no início do ciclo menstrual, como no 2º ou 3º dia de menstruação. A dosagem do medicamento e mesmo a escolha do tipo de administração deve levar em consideração fatores individuais de cada mulher.

     

    Depois que esse estímulo é comprovado, a mulher recebe uma dose do hormônio hCG, que será responsável por estimular a ovulação em um período de 36 a 40 horas depois. Feito isso, o casal precisa manter relações sexuais nesse período de tempo para aumentar as chances de gravidez — daí o nome “coito programado”.

     

    Qual é a duração do tratamento?

    A duração do tratamento é de, em média, 15 dias. No caso dos medicamentos orais, a ingestão deve acontecer por 5 dias consecutivos, enquanto para os injetáveis pode variar de 8 a 12 dias. Após 96 horas da primeira administração, os folículos começam a ter seu crescimento mapeado a cada 2 dias. Isso é feito com ultrassonografias e exames hormonais, indicando o momento exato da aplicação de hCG. Depois do período de ovulação, o casal deve esperar 15 dias para realizar o teste de gravidez. Com isso, o tempo entre o início do tratamento e a confirmação do sucesso ou não do tratamento é de cerca de 1 mês.

     

    Para quem é indicado?

    Por utilizar os óvulos naturais do corpo da mulher e por atuar apenas no estímulo da fecundação, o coito programado é indicado principalmente para casais que tenham a anovulação como causa da infertilidade. Isso significa que o homem precisa ter uma avaliação de sêmen normal, assim como a mulher precisa ter uma avaliação positiva das tubas uterinas e da produção de óvulos, por exemplo. Também é necessário que o casal tenha avaliações hormonais consideradas saudáveis. Quanto mais velha for a mulher, menores são as chances de sucesso do tratamento, já que o óvulo pode estar envelhecido.

     

    No geral, é possível realizar até 3 coitos programados seguidos. Caso a gravidez não aconteça, é necessário partir para outro tipo de tratamento, como a inseminação artificial. O coito programado é uma técnica consagrada e pouco invasiva para estimular a fertilidade e a fecundação. Se o casal tiver a devida capacidade reprodutiva, a administração de medicamentos orais ou injetáveis acontece para estimular o crescimento do folículo ovariano, de modo a levar à liberação do óvulo. Com a relação sexual ocorrendo nesse período, aumentam-se as chances de o casal realizar o desejo de curtirem uma gravidez.

     

    Ainda ficou com alguma dúvida sobre esse método? Entre em contato com a gente, ou se preferir, agende uma consulta com um dos nossos médicos especialistas.

    Baixe agora nosso e-book com o tema Trintou Congelou

    Para ler

    Em seguida