A oncofertilidade uma área multidisciplinar da Medicina, que visa a preservação da fertilidade em homens e mulheres jovens com diagnóstico de câncer que desejam ter filhos futuramente. Esses pacientes, que provavelmente serão submetidos à quimio ou radioterapia, podem ter sua fertilidade comprometida em função dos diversos tratamentos oncológicos, que podem levar à destruição total ou parcial da reserva ovariana e diminuição ou parada total da produção dos espermatozóides.
É importante que a decisão sobre a preservação dos gametas masculino e feminino seja feita em conjunto com o médico responsável pelo tratamento do câncer deste paciente (oncologista, mastologista hematologistas ou urologista) e o especialista em reprodução. Além disso, é muito importante, que o serviço de Oncofertilidade ofereça um atendimento rápido e prioritário a estes pacientes, além de disponibilizar um apoio emocional neste momento difícil.
Existem outras indicações médicas para a preservação da fertilidade, que seriam as mulheres jovens com doenças cujos tratamentos também poderiam comprometer a fertilidade futura, como a endometriose severa e doenças auto-imunes como lúpus, artrite reumatóide e glomerulonefrite.