[tab_descricao]

A inseminação intrauterina consiste no beneficiamento do sêmen e colocação dos espermatozóides dentro do útero.
A mulher é submetida a uma estimulação ovariana, com o uso de hormônios. É realizada uma monitorização ultrassonográfica e, no momento ideal, há a coleta do sêmen. O parceiro colhe o material através de masturbação na clínica. O sêmen então é preparado, são selecionados os melhores espermatozóides e colocados dentro do útero através de um cateter.
Na inseminação intrauterina, o encontro do óvulo e do espermatozóide, ou seja, a fertilização, ocorre in vivo, dentro das trompas.
Inseminação Artificial
[/tab_descricao]
[tab_chances]
Os índices de sucesso desse método por tentativa:
Variam entre 10 a 18% por ciclo. O casal deve estar orientado a tentar pelo menos (mas não mais) 3 tentativas para se alcançar uma taxa cumulativa em torno de 30%.
[/tab_chances]
[tab_etapas]
- Indução da ovulação: a mulher faz uso de hormônios para estimular a ovulação.
- Rastreamento da ovulação: são realizadas ultrassonografias transvaginais seriadas, a cada 2 a 3 dias, para verificar o crescimento dos folículos. Quando o folículo atinge o tamanho ideal é administrada nova medicação para induzir a ruptura folicular, a ovulação.
- Inseminação intrauterina: o sêmen é coletado, preparado, selecionando-se os melhores espermatozóides. Estes então, são colocados dentro do útero, através de um cateter.
[/tab_etapas]
[tab_mitos]
A estimulação ovariana para a inseminação intrauterina aumenta a chance de gravidez gemelar.
Sim, mas na maioria das vezes, a gravidez é única. A taxa de gestação múltipla com a inseminação é em torno de 15%
[/tab_mitos]
[tab_duvidas]
A inseminação intrauterina dói?
Não. A inseminação é um procedimento tranquilo, rápido e indolor. É realizado um exame ginecológico, e a introdução do cateter contendo os espermatozóides dentro do útero, de uma maneira geral é um procedimento bem tranquilo e indolor.
É necessária a anestesia?
Não. A inseminação é feita sem a necessidade de anestesia por se tratar de um procedimento indolor
[/tab_duvidas]
[tab_emocional]
Para a maioria das pessoas, ter filhos e formar uma família são metas em determinado momento de suas vidas. O procriar parece ser algo muito natural, bastando apenas suspender o método contraceptivo em uso. Alguns casais, ao iniciarem as tentativas para engravidar, se deparam com o resultado negativo que se repete mês após mês, e isto, muitas vezes, gera no casal sentimentos de frustração, angústia e ansiedade. Após um período de tentativas, que gira em torno de 12 a 18 meses, o casal se sente incapaz de conseguir uma gravidez espontânea e, geralmente, procura ajuda.
Ao iniciarem um tratamento de inseminação artificial, diversas questões podem estar latentes, mescladas de frustração, angustia e do desejo de resolver a questão. Ganha força a esperança diante da indicação do tratamento, porém os pacientes podem experimentar oscilações emocionais nos diferentes estágios do tratamento: otimismo, apreensão ou medo antes de iniciar o tratamento; estresse, expectativa e ansiedade no percurso e frustração ou alegria após o resultado.
[/tab_emocional]