[tab_descricao]
.jpg)
Trata-se da realização da inseminação intrauterina com a utilização de sêmen de doador.
Está indicada para os casos de
infertilidade por problema importante na produção dos espermatozóides, como a ausência completa de gametas (azoospermia). O sêmen é adquirido em um banco de sêmen, sendo o doador anônimo.
É essencial que as trompas da mulher estejam normais.
[/tab_descricao]
[tab_chances]
Os índices de sucesso desse método por tentativa:
Variam entre 10 a 18% por ciclo. O casal deve estar orientado a tentar pelo menos (mas não mais) 3 tentativas para se alcançar uma taxa cumulativa em torno de 30%.
[/tab_chances]
[tab_etapas]
- Indução da ovulação: a mulher faz uso de hormônios para estimular a ovulação.
- Rastreamento da ovulação: é realizado ultrassonografias transvaginais seriadas, a cada 2 a 3 dias, para verificar o crescimento dos folículos. Quando o folículo atinge o tamanho ideal é administrada nova medicação para induzir a ruptura folicular, a ovulação.
- Inseminação intrauterina: o sêmen do doador é preparado, selecionando os melhores espermatozoides. Esses então são colocados dentro do útero.
[/tab_etapas]
[tab_mitos]
A estimulação ovariana para a inseminação intrauterina aumenta a chance de gravidez gemelar.
Sim, mas na maioria das vezes, a gravidez é única. A taxa de gestação múltipla com a inseminação é em torno de 15%
[/tab_mitos]
[tab_duvidas]
Como é feita a seleção do doador do sêmen?
Existem bancos de sêmen especializados nesse serviço. Os bancos de sêmen são terceirizados, não pertencendo à Pró-Criar. São bancos idôneos e bastante respeitados. Os doadores são pacientes saudáveis e com sêmen normal.
Para a escolha do doador são respeitadas as características físicas do paciente (cor de olhos, cor de pele, grupo sanguíneo, etc).
A inseminação intrauterina dói?
Não. A inseminação é um procedimento tranquilo, rápido e indolor. É realizado um exame ginecológico, e a introdução do cateter contendo os espermatozóides dentro do útero, de uma maneira geral é um procedimento bem tranquilo e indolor.
É necessária a anestesia?
Não. A inseminação é feita sem a necessidade de anestesia por se tratar de um procedimento indolor
[/tab_duvidas]
[tab_emocional]
Nos tratamentos de inseminação artificial em que há indicação de sêmen doado nosso protocolo inclui um encontro com a psicologia antes do início do tratamento, para uma conversa junto aos pacientes sobre as particularidades psicossociais do tratamento proposto e uma avaliação dos mesmos se desejam realizá-lo. Nos casos em que os pacientes não se julguem aptos para iniciar tratamento, oferecemos um espaço para levantarem as dúvidas e questionamentos, além da orientação para buscarem informações e esclarecimentos sobre o tratamento indicado.
A doação de gametas, se bem elaborada como alternativa pelos casais que a buscam, tem se constituído como um novo meio de formação familiar, sustentada pela premissa de que a filiação é um constructo simbólico que não necessita do biológico e do genético para se constituir.
O papel do psicólogo neste contexto é abrir espaço para a expressão dos sentimentos frente ao diagnóstico e a elaboração do luto pela carga
genética perdida, possibilitando a reflexão sobre as alternativas de formação familiar que possam ir de encontro aos desejos e limites de cada casal.
Acreditamos ser fundamental que cada paciente reflita e compartilhe com o companheiro os sentimentos e dúvidas relacionados ao tratamento para se chegar a um acordo e uma cumplicidade na tomada de decisão: não ter filhos; adoção ou tratamento de concepção assistida indicado.
[/tab_emocional]