Início > Notícias > Inimiga da gravidez: endometriose atinge mais de 6 milhões de brasileiras

Canal Pró-Criar


Busca por tópico

Carregando...

Inimiga da gravidez: endometriose atinge mais de 6 milhões de brasileiras
Notícias 26/01/2015

Disponível em

Belo Horizonte

(31) 3292.5299

Entre em Contato

Fale Conosco
Agende Consulta
“A endometriose é uma doença cuja causa é desconhecida e não tem cura. Mas sabemos que quanto maior o tempo, maior a exposição. Antigamente, as mulheres engravidavam cedo e, como passavam a maior parte da vida grávidas, não ovulavam muito. O cenário hoje é diferente”, comenta o médico ginecologista João Pedro Junqueira Caetano, presidente da Pró-Criar e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH). Na avaliação do especialista, casos ocorrem mais frequentemente devido à escolha de muitas mães em adiar a maternidade e a outros fatores, como estresse e produtos químicos na alimentação.

A falta de conhecimento da portadora, somada ao desenvolvimento oculto (são quatro os graus da doença: mínima, leve, moderada e severa) agravam o diagnóstico e aos poucos reduzem as chances de gravidez, principalmente para quem tem mais de 35 anos. Caetano sugere duas formas de tratamento. Se o maior incômodo for a qualidade de vida, recomenda-se a cirurgia. Se a meta for engravidar, é preciso passar pelo diagnóstico e tratamento da infertilidade – partindo do pressuposto de que as trompas estão normais. Até os 35 anos, o especialista recomenda a indução da ovulação e a inseminação artificial. Caso a portadora não engravide, a solução pode ser a fertilização in vitro. “Neste caso, o tratamento mais eficaz é a fertilização in vitro. Discute-se muito se a paciente se beneficia antes da cirurgia com a fertilização in vitro para retirar parte da endometriose”, comenta.

A endometriose afeta mais de seis milhões de mulheres de 20 a 40 anos no Brasil. Leia a reportagem na íntegra para maiores informações sobre a relação da doença com a fertilidade da mulher: http://bit.ly/1uuStpQ



Huntington Pró-Criar Belo Horizonte

Pró-Criar no Facebook

Conheça as instalações da Pró-criar em 360º

Responsável técnico: Dr. João Pedro Junqueira Caetano CRM 22.196