Quais cuidados devem ser tomados durante a Fertilização In Vitro?

Considerado o método de reprodução assistida com maiores chances de sucesso para casais com infertilidade, a Fertilização In Vitro (FIV) ainda gera muitas dúvidas. Um dos aspectos que mais surte questões é sobre os cuidados que devem ser tomados durante a FIV, ou seja, antes da gravidez ser confirmada.

O período até a realização do Beta HCG para saber se há ou não uma gestação dura em média duas semanas. Neste artigo, falaremos sobre como proceder nesse período, e quais os principais cuidados a serem tomados.

O repouso é necessário?

Uma das dúvidas mais polêmicas quando falamos em cuidados durante a FIV é se o repouso é ou não necessário. Isso porque, enquanto alguns médicos recomendam apenas 1 dia de repouso após a transferência de embriões, outros dizem que esse deve durar 12 dias. O raciocínio para o repouso é de que, quanto mais imóvel a paciente ficar, menores as chances dos embriões de moverem no útero, e maiores as chances de implantação.

Cientificamente, porém, não há nenhuma comprovação de que o repouso seja benéfico para aumentar as chances de gravidez. Uma vez que as paredes do útero são juntas, uma contra a outra, não existe espaço vazio entre essas. Ou seja, quando os embriões são transferidos, ficam aprisionados no endométrio. Portanto, mesmo que a mulher levante e caminhe, não há qualquer tendência de que os embriões se desloquem do ponto em que foram implantados.

Por outro lado, o repouso traz certos conforto e segurança ao casal, por ter passado por um tratamento psicologicamente desgastante. Para a mulher, o motivo é também físico. A estimulação ovariana, necessária para a FIV, é um procedimento invasivo – uma agulha perfura várias vezes os ovários para captar os óvulos.

Sendo assim, é natural que no dia da transferência e em outros dias seguintes, a mulher sinta incômodo e dores no baixo ventre e abdome. Por isso, o repouso durante um ou dois dias pode ajudar no conforto físico da possível gestante.

Pintar o cabelo somente até a fase de estimulação

Colorir o cabelo só é permitido durante a fase de estimulação – ou seja, durante a indução da ovulação. Após este período, o procedimento é contraindicado, pois os produtos químicos entram em contato com o couro cabeludo e são absorvidos pela corrente sanguíneo, podendo intoxicar os embriões.

Até o primeiro semestre da gestação, a orientação se estende. Depois disso, podem ser usados produtos naturais, como henna, xampu tonalizante ou qualquer outro que não contenha amônia.

Relações sexuais não são recomendadas

Antes de os embriões serem transferidos para o útero, as relações sexuais são liberadas. A contraindicação é apenas para situações especiais, como no Hiperstímulo Ovariano (quando os ovários têm uma reação exagerada aos  agentes indutores de ovulaçãoutilizados na FIV). Após a transferência de embriões, o sexo deve ser evitado para prevenir possíveis contrações uterinas, típicas durante a relação.

Medicamentos somente com autorização

Antes de ingerir qualquer medicação durante o tratamento, a mulher deve consultar a equipe médica, que analisará se o remédio é permitido ou não.

Atividades físicas com moderação

Atividades físicas de impacto como corrida e musculação não são recomendadas durante a FIV. Mesmo outras atividades, como hidroginástica, natação, alogamento ou caminhada devem ser feitas com cautela após a estimulação ovariana. Devido ao aumento dos ovários, a atividade física de forma intensa pode causar desconforto e até trazer complicações mais sérias.

Álcool e cigarros são proibidos

Tanto a ingestão de bebidas alcoólicas como o tabagismo não são recomendados durante o tratamento. No caso dos cigarros, há redução da taxa de fertilidade e consequentemente do sucesso do tratamento. O álcool, por sua vez, pode atrapalhar os efeitos dos medicamentos utilizados durante o processo. É liberada apenas a ingestão de um cálice em alguma ocasião especial. Nos homens, tanto a bebida quanto o tabaco prejudicam a qualidade espermática.

Alimentação

Na alimentação, por sua vez, não são recomendadas dietas com grandes restrições. Embora seja comum dizer que cigarro e açúcar podem diminuir as chances de sucesso, ainda não há consenso científico sobre o assunto.

Quer saber mais?

Se interessou? Quer entender mais sobre o processo de Fertilização In Vitro? Leia o nosso artigo sobre como funciona a FIV.