Início > Femininos > Injúria endometrial

Canal Pró-Criar


Busca por tópico

Carregando...

Injúria endometrial

Disponível em

Belo Horizonte

(31) 3292.5299

Pouso Alegre

(35) 3422-9302

Entre em Contato

Fale Conosco
Agende Consulta
Em Medicina, o termo injúria significa traumatismo causado por fator externo. Em Reprodução Assistida, a injúria endometrial tem sido proposta desde 2003 com o objetivo de melhorar as taxas de gravidez em pacientes em que não ocorre a implantação embrionária (apesar da transferência de bons embriões, morfologicamente).
 
A implantação endometrial é um processo complexo, em que o embrião se adere ao endométrio e posteriormente o invade para promover seu desenvolvimento. O mecanismo exato da injúria endometrial, promovendo a implantação embrionária, permanece obscuro mas postula-se que a reação inflamatória ocasionada pelo traumatismo leva a aumento de mediadores como citocinas e fatores de crescimento entre outros, substâncias que parecem facilitar a implantação.
 
Vários métodos foram propostos para a falha de implantação, mas apenas a injúria endometrial permanece promissora. O procedimento em si, é simples, realizado em consultório, sem a necessidade de qualquer tipo de anestesia. Durante a realização da injúria, a paciente sente apenas uma cólica leve, habitualmente bem tolerada.
 
A injúria não é um procedimento indicado para todos os casos de reprodução assistida. Habitualmente empregamos nos casos de falha de implantação embrionária, que é considerado ausência de gravidez após  três  transferências de embriões considerados de boa qualidade (pela avaliação morfológica).
 
  
 



Curta a nossa página

Acompanhe as novidades na página do Facebook

Veja nosso vídeo Institucional

Conheça a PRÓ-CRIAR

Belo Horizonte
(31) 3292-5299 / (31) 2533-3800
Pouso Alegre
(35) 3422-9302
Desenvolvido por ACESSOWEB DESIGN