Como se preparar para a consulta em uma clínica de Reprodução Assistida

O casal deve procurar uma clínica de Reprodução Humana quando ele já passou pelo processo de um ano tentando engravidar sem êxito, ou menos tempo quando já existem casos de infertilidade na família, ou quando a mulher já tem mais de 35 anos de idade.

Em muitos casos, o problema do casal é simples de ser corrigido, por isso não é necessário sofrer antes do tempo. Além disso, a procura por um especialista em reprodução serve exatamente para que o casal saiba o que está acontecendo e receba as orientações necessárias.

A infertilidade é um problema que atinge aproximadamente 15% da população, mas isso não é motivo para pânico. Graças aos avanços da medicina reprodutiva, dependendo da idade e dos procedimentos aceitos, a maioria dos casais que procuram uma clínica especializada em reprodução assistida acabam conseguindo engravidar.

Como sabemos que a primeira consulta é geralmente o momento mais tenso, preparamos esse post para apresentar como é a consulta com um especialista para que o casal chegue ao consultório preparado e tranquilo.

O que acontece na primeira consulta?

A primeira etapa de uma consulta na clínica de reprodução, o médico irá conversar com o casal e analisar todo o seu histórico pessoal e familiar clínico do casal: casos de infertilidade ou menopausa precoce na família, tempo de tentativas de gravidez, tentativas anteriores de tratamentos de infertilidade, análise de exames anteriores.

O casal será avaliado individualmente, tanto o homem quanto a mulher serão investigados. Afinal, a infertilidade pode decorrer de um problema apenas de um dos parceiros, mas em muitos casos, ela é o resultado de uma associação de fatores de ambos. Portanto, é importante que os dois estejam presentes na consulta.

Nesta primeira consulta ainda não é possível saber qual será o melhor tratamento e chances de engravidar, isso somente será possível no retorno com exames. Após essa avaliação e com os resultados dos exames em mãos o casal voltará a consulta para ser discutido o melhor tratamento possível.

Resumindo, a primeira consulta serve para que o especialista entenda melhor o quadro do casal e saiba quais exames pedir para dar o diagnóstico ao casal, ou para confirmar a informação existente.

Quando será indicado um tratamento?

O médico só irá indicar o tratamento para o casal quando ele tiver todas as informações necessárias à sua disposição. Apenas com os resultados dos exames em mãos é que o especialista em reprodução assistida poderá efetuar um diagnóstico e prescrever o tratamento correto.

Os preços dos tratamentos são altos?

O preço dos tratamentos variam muito de caso para caso, por isso é tão difícil indicar um valor médio. Antes de preocupar-se com o custo do tratamento é melhor saber qual é a melhor solução para o seu caso.

O que levar para a primeira consulta?

Uma dúvida muito comum dos pacientes é o que levar para a primeira consulta. Por isso, indicamos levar:

  • ·         Documento de identificação com foto.
  • ·         Em caso de convênio, leve a carteirinha.
  • ·         Exames recentes relacionados à infertilidade, caso tenha.
  • ·         Relatórios de cirurgias e tratamentos anteriores
  • ·         Histórico menstrual,

Além disso, é fundamental que o casal leve todas as suas dúvidas sobre o assunto. Não é preciso ficar receosos ou com vergonha de fazer qualquer pergunta. Lembre-se que o tratamento seja um sucesso vocês precisam estar completamente comprometidos.

Gostou dessas dicas? Então assine a nossa Newsletter e não perca as novidades que publicamos para te ajudar!