Tratamentos Para Engravidar: Conheça os Principais Serviços oferecidos pela Pró-Criar

A Pró-Criar é uma clínica especializada em medicina reprodutiva. Nossa missão é possibilitar a gravidez, de forma acolhedora, através da excelência do conhecimento, para o bem estar do ser humano.

Com o nosso trabalho, queremos ajudar você durante todo o processo de reprodução assistida, oferecendo os tratamentos necessários além de acompanhamento médico e psicológico, para que você se sinta acolhido.

Hoje, te convidamos a conhecer alguns dos serviços oferecidos por nossas clínicas. Separamos as informações mais relevantes dos principais serviços prestados. Saiba mais sobre eles abaixo!

 

O que é Fertilização in Vitro?

A Fertilização in Vitro nomeia situações nas quais a fertilização acontece fora de um sistema vivo, mais precisamente em recipientes de vidro, de onde vem a expressão em latim in vitro (no vidro).

Em casos de reprodução assistida com técnicas de Fertilização in Vitro, são recolhidos gametas para que a fecundação seja feita por profissionais e em laboratório. Após fecundados, os embriões são transferidos para o útero da mulher.

 

Como funciona a Inseminação Artificial?

A diferença entre a Inseminação Artificial e a Fertilização in Vitro é que, no primeiro caso, a fertilização acontece no organismo materno; já no segundo, a fertilização acontece em laboratório.

Também chamada de inseminação intrauterina (IIU), a técnica de reprodução assistida consiste em depositar o sêmen dentro da cavidade uterina. A técnica é considerada de baixa complexidade entre as indicações para mulheres que possuam distúrbios de ovulação, ou seja, que não ovulam de maneira adequada e homens com sêmen que seja levemente alterado.

Apesar de bastante parecidos, as indicações quanto a realizar a Fertilização in Vitro ou a Inseminação Artificial, variam a cada caso e você deve conversar com seu médico sobre isso.

 

O que é a Oncofertilidade?

A oncofertilidade é uma área da medicina que se dedica a preservar a fertilidade de pacientes oncológicos, ou seja, pessoas que irão realizar algum tratamento contra o câncer, possam preservar a sua fertilidade.

Um paciente oncológico pode perder a sua capacidade fértil ao realizar tratamentos que ministram muitas doses ou seções de quimioterapia e radioterapia. Além disso, outras pessoas podem ficar estéreis quando, por necessidade médica, alguma cirurgia é feita na região da pelve, porque é nesta região que os órgãos reprodutores ficam localizados.

Existem tratamentos para preservar gametas masculinos e femininos (espermatozoides e óvulos) antes do tratamento oncológico para serem usados futuramente.

 

Como é feita a Criopreservação?

Pacientes que necessitam que suas células sejam preservadas a longo prazo, podem recorrer a criopreservação. A técnica permite que as células que serão preservadas sejam congeladas, assim suas características serão mantidas.

Em se tratando de questões reprodutivas, a criopreservação é utilizada para congelar óvulos, espermatozoides e embriões. Desta forma, o paciente que tiver seu material genético congelado, poderá usá-lo futuramente e realizar tratamentos de reprodução assistida.

Para realizar a técnica e criopreservar espermatozóides, é necessário que eles sejam recolhidos por meio de masturbação, e em seguida avaliados, preparados e congelados.

No caso de óvulos, a mulher que realizará o tratamento para engravidar será submetida a uma estimulação ovariana. A estimulação acontece por medicamentos e depois disso os folículos ovarianos são aspirados por via vaginal. Depois dos óvulos coletados eles serão congelados.

Por fim, para casos de criopreservação de embriões, o que acontece é um processo bastante semelhante a criopreservação de óvulos. As diferenças ficam por conta da fertilização, pois depois que a ovulação é induzida por medicamentos, os óvulos são recolhidos, fertilizados por espermatozóides e então os embriões serão congelados.

 

E quais são as possibilidades para Casais Homoafetivos?

Casais homoafetivos também podem recorrer à técnicas de reprodução assistida como tratamento para engravidar. As opções variam para casais de homens ou de mulheres, podendo ser utilizadas técnicas de Inseminação Artificial ou de Fertilização in Vitro. Entenda melhor as possibilidades para casais homoafetivos.

 

Casais Femininos

Os casais femininos podem optar entre realizar a Inseminação Artificial ou a Fertilização in Vitro, já os casais masculinos têm a Fertilização in Vitro com útero de substituição como única opção.

De exclusividade dos casais femininos, para o processo de Inseminação Artificial é necessário que as parcerias obtenham sêmen doado através de um banco de sêmen, com doador anônimo.

Caso optem pela Fertilização in Vitro, as mulheres terão mais duas opções. No primeiro caso, as duas parceiras participam do processo. Uma delas terá o seu óvulo recolhido e fecundado enquanto a outra continuará a gravidez, tendo o óvulo fecundado colocado em seu útero. No segundo caso, apenas uma das mulheres irá ter seu óvulo fecundado e ela mesma continuará a gravidez gerando o bebê.

 

Casais Masculinos

Já em casais masculinos, os óvulos serão obtidos de doadora anônima e fecundados com o sêmen de um dos parceiros. Depois da fecundação, o embrião será transferido para a doadora temporária do útero que irá gestar o bebê.

 

Quais são os outros tratamentos oferecidos pela Pró-Criar?

Além dos tratamentos acima, a Pró-Criar possui diversas outras opções que poderão te auxiliar no sonho de ter um bebê. Aproveite para ler depoimentos de famílias que passaram por tratamentos para engravidar.

Os tratamentos oferecidos se dividem em possibilidades para mulheres e para homens. são elas:

 

Tratamentos Femininos

  •         Fertilização in vitro (FIV)
  •         Fertilização in vitro com injeção de espermatozoides (ICSI)
  •         FIV/ICSI com Congelamento/ Criopreservação
  •         FIV/ICSI com Doação de Óvulos
  •         FIV/ICSI com Casais Homoafetivos
  •         FIV/ICSI com Útero de Substituição
  •         Diagnóstico Genético Pré-Implantacional (PGS/PGD)
  •         Inseminação Artificial Homóloga
  •         Inseminação Artificial Heteróloga

Tratamentos Masculinos

  •         Biópsia Testicular (TESE)
  •         Punção de Epidídimo ou Aspiração Percutânea (PESA)
  •         Biópsia Microcirúrgica (Micro TESE)
  •         Aspiração Microcirúrgica (MESA)
  •         Aspiração Percutânea (TESA)

 

Qual Tratamento para Engravidar é ideal para mim?

 

Como vimos, existem diversos tipos de tratamento para engravidar em cada situação específica. Para isso, é necessário marcar uma conversa com um de nossos Médicos Especialistas, que irá te indicar o melhor tratamento para suas necessidades e momento de vida. Fique à vontade para agendar uma consulta com um de nossos médicos.